sábado, 10 de setembro de 2011

O comer brasileiro pelos tempos 6

Então chegamos à década de 60 do século passado. Década emblemática, revolução dos costumes, Guerra do Vietnã, muitas experiências com drogas, Woodstock, Beatles, Rolling Stones, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, pop art, novelle vague, pílula anticoncepcional, Ditadura no Brasil, guerrilhas, Tropicália, Caetano, Mutantes, Torquato Netto, o Bandido da Luz Vermelha, Leila Diniz, O Pasquim, Jovem Guarda, Wilson Simonal, Brasil Ame-o ou Deixe-o, Araguaia, Maio Francês de 68..Brasil Tricampeão do Mundo, tortura, Festivais de Música, Upa Neguinho!, Elis, Domingo no Parque, Gil, Sem lenço, sem documento, Alegria, Alegria, Para não dizer que não falei de flores, Vandré, Ponteio, Edú Lobo, Mary Quant, mini saia, Realidade...mas que década!Quanta alegria, sofrimento, esperança...Era de Aquarius, Hair...o mundo ia ficar melhor, as pessoas redescobririam valores elementares...ah!ah! se vissem o mundo de hoje. Que desilusão, né não?
Tanta violência, tanta impunidade, tanta falta de valores, tanto consumismo, tanta competição...livros de auto-ajuda que te ensinam sempre: ser vencedor, ser vencedor, ser vencedor!
Todos participando de uma corrida maluca, para adquirir hoje a tecnologia ultrapassada de amanhã, para consurmimos e ao mesmo tempo sermos outdoors de marcas, para dizer que sim "estamos sempre bem", que sim não existe mais tristeza, que sim ela é tão sublimada, que quando se mostra já virou depressão...mas estamos aí, tudo que vem em excesso um dia implode.

Imagem: http://gwgastronomia.tempsite.ws
Então parece que nessa década as churrascarias criaram força - Baby-beef Rubaiyat, Rodeio, Dinho's - e seria no Rodeio que um dos ícones da culinária paulistana surgiria: a picanha maturada fatiada.
E os filets - sempre eles! - também aparecem repaginados o "chique" Steak au poivre (filé com pimenta verde) que fazia a glória do restaurante Patachoux em Sampa e do Antonius no Rio de Janeiro...segundo uma das lendas sobre sua origem, seria um prato parisiense de autoria do lendário Maxim's...mas os súditos de Mônaco também dizem: é nosso!...seria uma criação do Hotel Paris, que fica no principiado. De qualquer forma, Paris se faz presente!

Imagem: http:// bigblackdogs.net
Aparece também o Steak à Diana (à base de molho inglês) e o Filet ao Molho Madeira, parece que os acompanhamentos eram meio fraquinhos, uns legumezinhos (panaché).


Imagem: http://www.meatcookingexpert.com

Bom..mas nem tudo foi carne, o Capeletti à Romanesca, até hoje ofertado em qualquer cantina que se preze, com creme de leite, presunto cozido, champignon, ervilhas e manteiga foi criado desse jeitinho aqui no patropi pelo Giovanni Bruno. Mas parece que foi mais uma receita modificada, adapatada ao gosto brasileiro e aos produtos disponíveis.



Olha a Paella do Don Curro aí gente.....
Imagem: http://www.goodlight.com.b
A Paella dá suas caras por aqui através do restaurante Don Curro, de propriedade de um ex-toureiro espanhol Francisco Domingues. Cheio de macetes para ser feito, com muitos, mas muitos frutos do mar....e que pede sempre uma praia, um vinho de acordo e bem gelado...esse por sua dificuldade ainda não frequenta os quilos do país....mas se chegasse ia ter um queijo tipo "Catupiry", ou seria aos quatro,cinco..vinte queijos, ou teria creme de leite longa vida...qualquer coisa assim..ah..ah.e.batata palha por cima.
Culinária? Qualé?...paz, amor, Janis e Hendrix para nós...
Imagem:http://www.google.com.br/imgres
Parece que nessa época o povo estava tão preocupado em mudar o mundo e se dedicando à outras práticas (amor livre, drogas para abrir as portas da percepção, rock, etc..etc..) que a culinária ficou meio em segundo/terceiro/nenhum plano e quem diria que iria ficar tão na moda, de um jeito mais chique - gastronomia! - no ínício do século XXI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário