domingo, 25 de setembro de 2011

Não é bobó, não é escondidinho....mas é bão!


Pena que a foto seja antes do prato ir ao forno...foi um junto e misturado do que tinha na geladeira, ficou bem gostoso. Depois do tempo de forno, ficou dourado e bem crocante por fora e muito macio por dentro...a foto do depois escafedeu-se!!!
A base de mandioca lembra um pouco o bobó devido à adição de leite de coco, mas a montagem lembra também o escondidinho. Na próxima, farei o recheio de camarão ou palmitos, acredito que ficará uma combinação mais harmoniosa.
Mas para o dia a dia, esse prato acompanhado de uma saladinha de folhas é mais que recomendado!

Ingredientes
Creme de mandioca
500 g de mandioca cozida com um pouco de sal e passada no espremedor de batatas
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite de coco

Refogadinho de carne moída
500 g de carne de moída de primeira
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassadinhos
1/2 pimentão verde picadinho
1/2 pimentão amarelo ou vermelho picadinho
pimenta do reino a gosto (opcional)
3 colheres (sopa) de azeite
cheiro-verde picadinho
3 tomates bem maduros, sem pele e sem sementes, triturados
1 folhas de louro

Cobertura
1 xícara (chá) de requeijão cremoso (usei o verdadeiro Catupiry)
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 xícara (chá) queijo coalho ralado grosso (pode usar um bom parmesão)
azeite para finalizar.

Como fiz

O creme de mandioca fiz derretendo a manteiga e adicionando o purê de mandioca (caso não queira passar pelo espremedor, pode bater no liquidificador-com um pouco do leite de coco ou passar pelo processador) e o leite de coco, misturei bem. Reservei.

Recheio
Dourei o alho e a cebola no azeite, juntei a carne moída e deixei suar, mexendo sempre para soltar os grumos (é importante que nessa etapa não entre sal, para que a carne não forme os tais "grumos") até que mudasse de cor. Acrescentei os pimentões,o louro, a pimenta e os tomates triturados. Juntei um pouco de sal, mas sempre menos do que o esperado. Reduzi o fogo ao mínimo, tampei a panela e deixei assim até que os tomates e a cebola praticamente derretessem. Normalmente deixo o refogado bem sequinho, mas dessa vez a pressa (compromissos) não permitiu que chegasse ao ponto ideal, ficando um pouco mais para molho, o que interfere na consistência do prato...mas não no sabor, tem gente no cafofo que prefere assim...mais molhadinho. Depois corrigi o sal, retirei a folha de louro e acrescentei o cheiro verde picadinho

Cobertura
Misturei o creme de leite fresco ao requeijão, incorporando bem, até ficar homogêneo. Não coloquei nada de sal pois o queijo já é salgado.

Montagem
Untei um refratário levemente com azeite e coloquei o refogadinho de carne moída, por cima espalhei o creme de mandioca, alisando com uma espátula para que ficasse bem nivelado. Espalhei então a mistura de creme de leite com requeijão.Finalizei com o queijo coalho ralado e um fio de azeite por cima. Levei ao forno até ficar uma douradinho e crocante.

Um comentário: