domingo, 29 de julho de 2012

Batata estrogonofe ou não ficou bonita, mas ficou goxxxtosa!

Aí o filho está de férias e você não ....então você propõe com todo AMÔ  comer no quilo honesto onde sempre come quando está "alone". E tem a resposta que não é bem a desejada: mãe, não aguento mais comer em restaurante...rárárá. Tá" Ele não se negou (é um querido...) mas a velha "culpa" de mãe atarefada deu o ar da graça. Que fazer? Optar por pratos únicos, que tenham as gororobas amadas dessa nova geração. Acho que dá para perceber que gosto de comidinhas "limpas" ou seja sem muito "aditivo" para "turbinar" ou na realidade "mascarar" o sabor e deixar tudo sempre com o mesmo gosto de maionese, ketchup e etc. Aqui não violão! Penso que o grande luxo dos tempos atuais é a comida honesta, com ingredientes estalando de frescos, de preferência cultivados sem agrotóxicos o que sei, por minha profissão, ser realmente um luxo! Pois produzir comida para milhões, à baixo custo e sem recorrer aos controles químicos ainda não é possível. Por isso o preço dos orgânicos são mais elevados! 
Tudo isso para explicar que recorri ao "estrogonofe" dos quilos e botequinhos do Brasil coberto por um purê de batata. O acompanhamento foi o arroz branquinho e soltinho com uma saladinha de verdes fresquíssimos!
Agora...nós vamos invadir sua praia!
Grito de guerra do estrogonofe/picadinho ao invadir  o espaço  do purê  de batata

Imagem: Felipe A.

Ingredientes

Para o "estrogonofe"

1/2 kg de filé mignon ou outra carne bem macia cortada em tiras finas
2 tomates sem pele e sem sementes picadinhos (bem maduros)
1/2 cebola média picadinha (usei a roxa)
1 colher (sopa) manteiga
1/2 colher (sopa) azeite
sal a gosto
1/2 colher (sopa) mostarda
1 colher (sopa) bem generosa de ketchup
3 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha

Para o purê
3 batatas inglesas grandes
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
sal a gosto
queijo parmesão a gosto



Como fiz

O estrogonofe bem popular é daquele jeito, né? Refoguei as tiras de carne rapidamente no azeite e na manteiga, juntei então a cebola e deixei dourar mais um pouquinho. Acrescentei os tomates, a mostarda, o ketchup e o sal. Adicionei 1 xícara (chá) de água quente e deixei "apurar" em fogo baixo. Depois de bem encorpado, corrigi o sal, retirei do fogo e juntei o creme de leite.
Enquanto a carninha ficava no fogo fui adiantando o purê que também foi daquele jeito... Cozinhei as batatas (descascadas) com um pouco de sal. Quando ficaram macias retirei do fogo, escorri a água e passei pelo espremedor. Derreti a manteiga levemente em chama baixa, juntei a batata já espremida e o leite, incorporei bem, retirei do fogo e reservei. 


Montagem..oioioi...e isso lá foi uma montagem de prato? Mas então,tá!


Forrei um refratário com o estrogonofe (não coloquei cogumelos, nem molho inglês, nem flambei...na verdade fiz um picadinho..rsrsrs) e por cima dele espalhei o purê. Sobre o purê polvilhei o parmesão ralado grosso e na hora. Finalizei com uma regada de azeite e levei ao forno apenas para dar uma douradinha esperta no queijinho. 
E...o picadinho invadiu o purê e acabou com o visual do prato. Mas ficou gostosinho e foi devidamente consumido no cafofo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário