domingo, 15 de julho de 2012

Sopa creme de mandioquinha para um inverno que finalmente dá as caras

Um bom vinho merece minha deliciosa companhia...
Imagem: Felipe A.
Aqui no nosso Sul o frio finalmente dá as caras...esse ano o verão foi muito longo, quase interminável e mais quente que o normal e o inverno tem alternados dias um pouco mais quentinhos com dias frios. Mas nem chega aos pés do inverno passado pois nessa época do ano a gente praticamente congelava. Mais frio ou menos frio, não importa, o que queremos mesmo é um pretexto para saborear umas sopinhas nesse Brasil tão quente. 
Dessa vez a escolhida para fazer as honras ao frio ocasional foi a mandioquinha (batata salsa ou baroa, batata fiúza e etc...) que para mim é uma das maiores delícias brasileiras.

Ingredientes

6 mandioquinhas "robustas"
1 cubo de caldo de legumes 
1/2 xícara (chá)  de bacon picadinho
1 e 1/2 l de água
1/2 xícara (chá) de creme de leite frasco (nata)
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
sal a gosto
2 dentes de alho amassadinhos
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
salsinha e cebolinhas verdes picadinha a gosto
cubos de queijo branco (aproximadamente 1 xícara de chá)

Como fiz

Primeiro cozinhei as mandioquinhas com o cubo de caldo de legumes (sim..de vez em quando a gente precisa lançar mão da coisa, né? Prefiro o líquido mas estava em falta no cafofo...acho um pouco melhor) até que as mesmas ficassem quase no derretimento.Retirei do fogo e reservei. Depois de morno bati no liquidificador até ficar uma mistura bem lisinha.
Em outra panela fritei o bacon no azeite acrescentando depois o alho e a cebola, dei aquela douradinha. Juntei o creme de mandioquinha e o sal (cuidado, o caldo de legumes já tem sal..coloque pouco e corrija -se necessário - nos finalmente). Depois disso entra o gosto ou a sabedoria da cozinheira, se achar que o creme está muito espesso junte mais um pouco de água quente para que essa mistura possa ficar uns 10 minutos em fogo baixo, incorporando os sabores dos temperos.
Quando atingiu a consistência desejada desliguei o fogo e adicionei a manteiga, o creme de leite fresco e o  cheiro verde picadinho incorporando bem à sopa. Não foi necessário corrigir o sal.
Coloquei o creme super "quentepelando" nos pratos e finalizei com alguns cubos de queijo branco, que se derreteram deliciosamente no creme.
Reservei um pouco de bacon e de cheiro verde para fazer uma graça junto ao creminho que também foi deliciosamente escoltado por torradinhas de pão italiano com azeite e orégano.

A cor, o cheirinho e o sabor de nossa mandioquinha são especiais...
Imagem: Felipe A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário