domingo, 21 de maio de 2017

Empanadas






Então que resolvi me arriscar nas empanadas. Vamos então procurar receitas. Todas muito semelhantes exceto em um ingrediente: o tipo de gordura à ser utilizado. Algumas pedem manteiga outras banha. Parece que na receita original o ingrediente é banha,que confere outro sabor e textura à massa. Como não costumo usar banha e nem gordura vegetal escolhi a receita que indicava manteiga na massa, mas que com exceção desse detalhe era a mais próxima do original. Algumas receitas apresentam empanadas com aparência mais apetitosa, são as que recomendam pincelar a massa com gema. No entanto, se não estou equivocada, as verdadeiras empanadas não pedem esse detalhe.
Minhas empanadas ficaram boas, talvez um pouquinho mais de umidade no recheio as deixassem mais gostosas. O acabamento das bordas também não correspondeu, ficaram muito "delicados" (pequenos). Mas sem prática em "dobraduras" de empanadas foi o que consegui. A receita tirei daqui: http://www.mundodastribos.com.
À receita!

Ingredientes

Massa
1/2 kg de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de água morna (não fervente)
1 colher (chá) de sal ( a receita pedia uma colher de sopa)
100 g de manteiga sem sal

Recheio
1/2 kg de carne moída (usei coxão mole, a receita indica patinho)
100 g de manteiga ou de azeite (usei metade manteiga metade azeite)
2 cebolas grandes raladas (ou super picadinhas)
1/2 pimentão verde picado em cubinhos
1/2 pimentão vermelho cortado em cubinhos
1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
1/2 colher (chá) sopa de orégano ( a receita pede 1)
1 colher (café) de cominho
1 colher (café) de pimenta do reino branca moída
1 colher (café) de pimenta calabresa seca
1 colher (sopa) de molho de tomate
sal a gosto
2 ovos cozidos (vi em outros receitas e adotei)

Como fiz

Massa
Coloquei a farinha em um recipiente grande o suficiente para manusear a massa. Juntei o sal, a manteiga e á água. Amassei bem a mistura até que formasse uma massa macia e homogênea.
Embrulhei a massa em filme plástico e deixei descansar na geladeira por 40 minutos.

Recheio
Em uma panela coloquei a manteiga e o azeite,deixei aquecer e coloquei a cebola. Esperei dourar, mexendo sempre. Juntei os pimentões e a cebolinha, misturei. Em seguida coloquei a carne moída, mexi e deixei refogar até ficar cozida. Enquanto cozinhava fui acrescentando os outros ingredientes, nessa ordem: orégano, cominho, as pimentas e o molho de tomate (eu tinha caseiro), as azeitonas e por último o sal.
É a cebola que vai conferir umidade ao recheio, por isso deve ser ralada. Não deixe o recheio secar, mas não pode ficar aguado. Por último coloquei o ovo cozido (passei no ralo grosso), misturei delicadamente e reservei até chegar à temperatura ambiente.

Montagem 

Abri a massa com a ajuda de um rolo e deixei-a bem fina, mas espessa o suficiente para suportar o recheio sem furar. Cortei a massa em vários círculos (usei um cortador, mas pode ser com um copo ou querendo tamanho maior com um pires). Coloquei um pouco do recheio e fechei formando um semicírculo com a massa. Após fecha, torci a borda de cada empanada. 
Não pincelei com gema conforme manda a receita. Levei ao forno pré-aquecido à 180ºC e deixei assar até ficarem douradas embaixo e na superfície. Delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário