segunda-feira, 1 de maio de 2017

Panna cotta de limão siciliano

Pensei um pouco antes de colocar essa receita, afinal meu filho conseguiu tirar uma foto horrorosa da delícia refrescante! Penso que a causa de tão mal feito "selfie" foi  a pressa para devorá-la imediatamente. Mas essa panna cotta é tão gostosa, tão fresca com o delicioso cítrico do limão siciliano (delicado mas ao mesmo tempo presente) que resolvi: vai a receita que vale a pena e a foto vai junto como castigo..rárárá.

Observação: não lembro de onde tirei essa receita, mas foi de uma revistinha...
Ingredientes

Panna cotta
200 g de creme de leite fresco 
200 g de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) suco de limão siciliano
1 colher (café) de raspas de limão
5 g de gelatina incolor
Calda 
250 g de morangos maduros
1/2 xícara (chá) de açúcar

Como fiz

Panna cotta
Levei o creme de leite e o leite ao fogo, acrescentei o açúcar e as raspas de limão. Enquanto essa mistura aquecei, hidratei a gelatina em duas colheres (sopa) de água (em banho-maria) até que ficasse líquida. Reservei. 
Quando a mistura do leite levantou fervura, retirei do fogo. Juntei o suco de limão (coado) e a gelatina hidratada. Coloquei em taças individuais.
Depois levei à geladeira, deixei de um dia para o outro, mas em 3 horas já fica bom. Servi acompanhado por calda de morangos.

Coulis de morango

Bati os morangos com o açúcar no liquidificador. Depois levei ao fogo baixo, em panela de fundo grosso, por aproximadamente 3-5 minutos (até começar a engrossar).
Retirei do fogo, reservei até chegar à temperatura ambiente e levei ao refrigerador até o momento de servir.
Foi colocada sobre a panna cotta, ambas geladinhas...hummmmm!


Nenhum comentário:

Postar um comentário