domingo, 21 de maio de 2017

Bolo de fubá cremoso (Dalton Rangel)




Bolo de fubá cremoso é um clássico da cozinha caseira brasileira, né? Assim como o bolo Nega Maluca, o Brigadeiro, o Toalha Felpuda e o de Cenoura é uma presença constante em festinhas despretensiosas ou nos lanchinhos em família. Hummm! A voz do povo é a voz de Deus. 
Dessa vez peguei a receita do Dalton Rangel, não muda muito a original, mas tem umas incrementadas que deixam essa gostosura melhor ainda .

Ingredientes

04 ovos inteiros (gemas peneiradas)
3 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de leite de coco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
1 1/2 xícara (chá) de fubá
1/2 xícara (chá) de coco ralado fino
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Manteiga e fuba para untar e polvilhar a forma

Como fiz

Primeiro coloquei em uma tigela o açúcar, o queijo parmesão ralado, o fubá, o coco ralado, a farinha de trigo e misturei bem. Reservei. 
Em seguida bati no liquidificador os ovos, o leite, o leite de coco e a manteiga. Juntei a parte líquida batida no liquidificador e misturei com a ajuda de um fouet até a mistura ficar homogênea. Por último acrescentei o fermento em pó e misturei delicadamente até que ficasse incorporado à massa.
Untei uma assadeira redonda (média) com manteiga e polvilhei com fubá, espalhando bem no fundo e nas laterais. Despejei a massa e levei ao forno preaquecido (180ºC) até a superfície ficar dourada (levou uns 30 minutos, depende do forno). Nesse caso o palito (teste) sairá pegajoso, pois é um bolo cremoso, se sair seco é porque passou do ponto.
Na receita é recomendado polvilhar açúcar de confeiteiro sobre o bolo depois que esfriar. Eu dispensei para que o bolo não ficasse extremamente doce. 
Ficou ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário