segunda-feira, 1 de maio de 2017

Pudim de chocolate


Esse pudim ficou sensacional! A textura é muito cremosa e o sabor do chocolate vem acentuado. Especial para os adoradores de chocolate em geral! A receita tirei daqui: http://jantinhadehoje.com.br/

À receita!

Ingredientes

Pudim

170 g de chocolate meio amargo (em raspas)
450 ml de leite integral
1 lata de leite condensado
2 ovos (gemas peneiradas)
3 gemas peneiradas

Calda de Caramelo

150 g de açúcar (usei o cristal)
1/4 de xícara (chá) de água

Como fiz

Calda de caramelo

Primeiro fiz o caramelo. Coloquei o açúcar em uma panela de fundo grosso. Deixei derreter, limpando as paredes com um pincel de silicone (para não cristalizar) até adquirir uma cor dourada. Depois coloquei a água (com cuidado, de longe) e deixei mais uns minutos no fogo até o caramelo derreter e encorpar. 
Quando atingiu esse ponto retirei do fogo e passei (com cuidado) o caramelo ainda quente nas laterais e no fundo de uma forma com buraco no meio (de pudim). Espalhei bem e reservei.

Pudim

Coloquei as raspas de chocolate em uma tigela. Reservei. Depois aqueci o leite, deixei ficar bem quente mas sem ferver. Despejei sobre o chocolate e mexi com uma espátula de silicone até derretê-lo. Adicionei o leite condensado e continuei a mexer até formar uma mistura homogênea. Reservei.
Em outra tigela, bati os ovos inteiros e as gemas com a ajuda de um fouet, bati até misturar e juntei na mistura reservada até todos os ingredientes ficarem incorporados.
Finalmente coei a mistura e a despejei na forma caramelizada.
Levei ao forno pré-aquecido 150ºC em banho-maria por aproximadamente 1 hora e 30 minutos.Mantive uma panela com água quente para ir acrescentando na forma sempre que a água ficava pouca, para não secar. Também não pode colocar muita água no banho-maria pois essa pode, durante a fervura, entrar na forma onde está assando o pudim. 
Fiz o teste do palito para saber se o centro do pudim estava firme.Quando atingiu esse ponto retirei do forno (o palito não vai sair seco como no teste para bolo, mas pegajoso) e deixei esfriar. Depois de frio levei a geladeira e só servi no dia seguinte. Desenformei pouco antes de servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário