segunda-feira, 1 de maio de 2017

Polenta frita - Note e Anote

Polenta frita é tudo de bom,né? A gente come por aí: pelos botecos, nas cantinas, congelada ou não. Churrasco em casa sempre teve essa polenta para acompanhar, Quer dizer, desde que conheci a receita no antigo programa Note e Anote na TV Record. Pena que não me lembro qual culinarista foi responsável por essa delícia de receita.
Essa polenta fica temperadinha, crocante por fora e macia por dentro. Gosto de cortar em cubos pois ficam como travesseirinhos, a gente sente mais o sabor da delicinha. Além de tudo é fácil de fazer e se seguirmos a receita direitinho a polenta não abrirá durante a fritura e teremos como resultado belos cubos dourados e crocantes. 
Gosto de churrasco com acompanhamentos (à paulista) para ir saboreando enquanto a carne não fica pronta: polentinha, patês, azeitonas,linguicinhas, acebolado frio,queijinhos diversos, provoleta, torradinhas e etc. Mas moro no Sul e como aqui a carne é definitivamente a rainha do churrasco não se admite concorrência. Se bem que eu não acho que é concorrência, mas boa companhia.
Em casa se existe churrasco...eu domino...kkkk. Mas no trabalho sou minoria, então nem tenho proposto mais nada. Até a farofa que é sucesso só faço se pedirem.
Nada de criar conflitos com os detentores do churrasco, né não?
Vamos à receita?

Ingredientes

02 dentes de alho amassadinhos
03 colheres (sopa) de óleo de milho ou girassol
01 copo (requeijão) de flocos de milho pré-cozido (tipo Milharina/Polentina)
01 colher (sopa) de farinha de trigo
01 colher (sopa) de leite em pó
01 pitada de sal (o floco de milho já é salgado, cuidado!)
03 copos (requeijão) de água
fubá para empanar
óleo o suficiente para fritar

Como fiz

Primeiro dourei o alho no óleo e depois acrescentei os 3 copos de água Desliguei o fogo. Misturei, à parte, os ingredientes secos: o floco de milho, a farinha de trigo, o leite em pó e o sal.
Liguei novamente o fogo e aqueci um pouco a água com o alho. Acrescei a mistura de ingredientes secos, no início usei um fouet para misturar bem e não deixar grumos. Quando começou a engrossar troquei o fouet por uma espátula de silicone. Continuei mexendo até engrossar. Depois disso, deixei no fogo baixo por mais uns 3 minutos.
Retirei do fogo e coloquei em uma forma untada e polvilhada com fubá. Alisei bem a superfície e deixei esfriar em temperatura ambiente. 
Finalmente cortei a polenta em cubos e os passei pelo fubá, retirando o excesso. Fritei em óleo bem quente, mas não em excesso, até que os cubos ficassem bem dourados. Coloquei em papel toalha para absorver o excesso de óleo. Depois foi só aproveitar a gordelícia!

Dica: a polenta pode ser conservada na geladeira mas só depois de fria. Cortar apenas quando for fritar. Manter a forma onde está acomodada tampada ou coberta com filme plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário