segunda-feira, 1 de maio de 2017

Pão...pão caseiro!

Recei


Com esse tempinho que está fazendo...um friozinho miúdo, mas já presente...que tal um pão caseiro?
Cheirinho de pão assando é uma das mais profundas afirmações de que uma casa é... um lar!
Acompanhado de uma manteiguinha, geleia, cafezinho quente e uma boa prosa cria uma sensação de aconchego, conforto e amor ❤❤. A receita tirei daqui: https://piteisdadinha.blogspot.com.br/.
A receita que segue abaixo é a original que rende dois pães. Eu fiz apenas metade que rendeu um pão. Também substitui a margarina indicada por manteiga e o fermento fresco pelo seco (era o que eu tinha!).

À receita!

Ingredientes
2 ovos grandes (gemas peneiradas)
2 colheres (sopa) bem cheias de margarina (usei manteiga)
5 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 colher (chá) de sal
250 ml de leite morno
2 colheres (sopa) de leite em pó
aproximadamente 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) cheias de fermento biológico fresco (usei o seco)

Como fiz
Primeiro dilui o fermento no leite morno com o açúcar. O leite deve estar morninho e não quente para não "quebrar" a ação do fermento. Depois coloquei essa mistura no liquidificar junto com os ovos, o sal, a manteiga e o leite em pó. Bati bem.
Passei essa mistura par um recipiente grande o bastante para manuseio da massa  e fui acrescentando a farinha de trigo aos poucos, até que a massa ficasse homogênea e soltasse das mãos e do fundo do vasilha. Sovei muito bem até que massa se tornou macia, não grudando mais nas mãos (nem um pouquinho). 
Cobri com filme plástico e deixei crescer até dobrar de volume (aproximadamente 01 hora). 
Depois desse tempo modelei o pão (a receita completa como está acima rende 2 pães) e coloquei em forma comprida untada com manteiga (pode ser margarina). Deixei descansar por mais 40 minutos (dessa vez deixei no forno microondas e não envolvi no plástico).
Depois desse tempo levei ao forno pré-aquecido (180ºC) até começar a dourar, nessa etapa aumentei a temperatura para 200ºC até que a superfície do pão ficasse completamente douradinha.
Assim que retirei do forno pincelei o pão com manteiga ainda gelada, não muito, o suficiente para que a parte de cima ficasse toda coberta com uma leve camada de manteiga que foi absorvida devido ao calor da massa. Essa dica deixa a crosta do pão bem macia. 
O resultado foi um pão aerado, fofo e bastante saboroso.
Então foi assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário