domingo, 21 de janeiro de 2018

Almondegas de espinafre



    Já fiz nhoque de espinafre e almôndegas com espinafre. Mas essa receitinha é bem diferente. Trata-se de almôndegas de espinafre e são assadas! Você pode fazer como eu fiz, sem molho, acompanhando um arroz e feijão básico. Pode também fazer com molho de tomates para acompanhar um macarrão, um purê ou sem acompanhar nada mesmo..rsrsrs. Fica crocante e saborosa. Gostei bastante, mas fiz algumas alterações na receita original. 

    Ingredientes
    1/4 xícara (chá) de manteiga (usei sem sal, receita pedia 1/2 xícara)
    1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
    1 dente de alho (grande) amassadinho
    1/4 xícara (chá) de farinha de rosca (fresca e de boa qualidade, melhor se for caseira)
    2 xícaras (chá ) de espinafre já cozido e picado (receita pedia 500 g)
    3 ovos inteiros, gemas peneiradas (receita pedia 6)
    sal e pimenta do reino a gosto
    1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso (receita pedia 1)
    azeite para untar a forma 

    Como fiz
    Primeiro pré-aqueci o forno à 200ºC 
    Piquei as folhas do espinafre bem pequenas e coloquei em uma panela, em fogo baixo. Esperei que murchassem e retirei do fogo. Coloquei em uma peneira para escorrer (pressionando) toda a água que se formou.
    Em uma frigideira, em fogo médio, derreti a manteiga, adicionei a cebola e deixei cozinhar até ficar transparente. Juntei o alho e refoguei um pouco mais. Retirei do fogo e reservei (para esfriar).
    Em uma tigela misturei o espinafre (já frio) com os ovos, a farinha de rosca e o queijo ralado. Temperei com sal e pimenta, misturei. 
    Depois adicionei o refogado de alho e cebola e voltei a misturar, dessa vez com as mãos, amassando bem até dar o ponto de enrolar. Dei o formato de almôndegas e coloquei em forma levemente untada com azeite, levei ao forno e virei as bolinhas depois de alguns minutos, para que os lados ficassem dourados por igual. Esse processo levou uns 15 minutos, retirei do forno e servi ainda quentinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário