quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Torta fricasse de frango

Olha a cor dessa massa!
E voltamos às tortas. Dessa vez com inspiração no clássico "frango com creme de milho", que se transforma em torta. Foi baseada nessa receita aqui: http://receitasdeminuto.com, mas com adaptações (muitas).
Bem bom,viu gente? Além de tudo a massa tem uma crocância diferente que é resultado do uso de fubá além do sabor especial conferido pelo queijo ralado.

Ingredientes

Massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de fubá fino (mimoso)
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
100 g de manteiga (usei sem sal)
1 gema (peneirada)
aproximadamente 1 ou 2 colheres (sopa) água (usei gelada)

Creme de milho
1 e 1/2 xícara (chá) de milho fresco (se quiser pode usar 01 lata sem a água)
1 cebola média picadinha
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo

Frango
 2 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho amassadinhos
1 xícara (chá) de cebola picadinha
1/2 xícara (chá) de tomate bem maduro picadinho (sem pele/sementes)
sal e pimenta do reino a gosto
salsinha e cebolinha picadinhas a gosto
1 folha de louro

Creme
1 caixinha de creme de leite
1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso (de copo)
2 ovos inteiros (gemas peneiradas)
sal a gosto

Cobertura
100 g de muçarela ralada (aproximadamente)

E mais...
Manteiga e farinha de trigo para untar a forma
01 clara para pincelar a massa.

Como fiz

Massa
Primeiro peneirei o fubá e a farinha de trigo. Depois coloquei um uma tigela junto com a manteiga gelada e fui apertando com as pontas dos dedos até que a mistura ficasse com a aparência de uma farofa. Juntei o sal, o queijo parmesão ralado (grosso) e a gema. Misturei (sempre com as pontas dos dedos). Fui acrescentando a água (aos poucos) e misturando até que a massa ficasse homogênea e soltando das mãos. Modelei uma bola, envolvi em filme plástico e levei à geladeira por aproximadamente 30 minutos.

Recheio
Creme
Levei a manteiga e a cebola, em uma panela de fundo grosso, em fogo baixo. Esperei a cebola dourar e juntei o milho. Coloquei um pouco de água (1/2 xícara) e deixei secar. Depois disso adicionei o leite, o sal e a farinha de trigo. Esperei engrossar, mexendo sempre. Ficou mais alguns minutos no fogo (até começar à se desprender do fundo da panela). Retirei e coloquei a pimenta do reino (opcional). Reservei.

Frango
Refoguei o alho e a cebola até que ficassem dourados. Acrescentei o tomate picadinho, o louro e o frango já cozido e desfiado. Coloquei um pouco de água (aproximadamente 1 xícara de chá), o sal e a pimenta do reino. Deixei em fogo baixo até ficar bem sequinho (não pode ficar úmido porque encharca a massa) Retirei do fogo, coloquei o tempero verde picado e reservei.

Creme cobertura
Bati todos os ingredientes no liquidificador. Reservei.

Montagem
Distribui a massa, nas laterais e no fundo, em uma forma (22 cm de diâmetro) redonda e de aro removível. Nessa hora tem que ter cuidado para não deixar a massa nem muito grossa nem muito fina (grossa demais fica enjoativa, fina demais não suporta o recheio). Pincelei a massa  toda com a clara do ovo e depois dei pequenos piques com a ponta de um garfo. 
Em seguida coloquei o refogado de frango (sem a folha de louro), espalhei bem. Sobre o frango coloquei o creme de milho, também  nivelando. 
Despejei o creme de ovos, requeijão e creme de leite. Finalizei colocando a muçarela ralada sobre esse creme com um pouco do requeijão cremoso que tinha sobrado (opcional). 
Levei ao forno pré-aquecido (180º C) por aproximadamente 30 minutos (depende do forno). Esperei a massa dourar, o creme ficar consistente e a muçarela gratinar. Devemos lembrar que nessa massa vai fubá (amarelinho)...portanto verificar bem se realmente está assada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário