terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Bolo de fubá - de novo!!




Bolo de fubá nunca é demais,não é mesmo? Uma tarde de folga, um dia de chuva ou mesmo o cheirinho de um café fresquinho nos remetem à esse bolinho  caseiro cujo sabor está presente em nossa memória afetiva.
São tantas as receitas desse queridinho nacional! Testo sempre uma nova quando penso em  fazer bolo de fubá. Mas confesso que o ingrediente tradicional e que dá um toque peculiar à gostosura eu nunca coloco: erva-doce. Não gosto...mas sempre pode ser acrescentado. Depende da vontade do freguês.
A receita veio, com alguma adaptação, daquiblogdadonasonia.blogspot.com.br

Ingredientes

3 ovos grandes, gemas peneiradas (a receita pedia 2)
2 xícaras (chá) de fubá mimoso
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara(chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de óleo de milho 
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 garrafinha (200 ml) de leite de coco
50 g de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó químico (bem medida)

Como fiz

Primeiro untei e enfarinhei uma forma comprida (tipo bolo inglês), pode ser utilizada forma de buraco central ou outra de preferência. Reservei.
Depois bati as claras em neve e também reservei. Coloquei o restante dos ingredientes (menos o fermento)  no liquidificador (primeiro os líquidos) e bati até ficar uma massa lisa e bem amarela. 
Desliguei o liquidificador e adicionei o fermento em pó e as claras em neve. Incorporei manualmente com a ajuda de uma espátula de silicone (pode ser fouet), com movimentos de baixo para cima e delicados.
Coloquei na forma e levei ao forno pré aquecido (180ºC) até ficar dourado sem esquecer o teste do palito (este deve sair seco). Levou aproximadamente uns 25 minutos mas também depende do forno. Retirei do forno e esperei alguns minutos para servir.

Observação: na próxima vez pretendo assar em forma de buraco central, tenho a impressão que o resultado final será melhor. Apesar que ficou delicioso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário