quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Panna Cotta de baunilha e duas caldas

Essa sobremesa não fui que fiz. Na verdade ela foi feita para o Natal, junto com uma mousse de nozes e um bolo Red Velvet (encomendado, tá?). Natal do ano de 2016...rsrsrs. Meu filho, penalizado com minhas atribulações natalinas, se arriscou na cozinha e me ajudou....claro que com as devidas orientações da mamis aqui. E não é que ficou boa? Textura cremosa,delicada e firme, o sabor da baunilha dando o seu toque especial e as caldas com um azedinho que deu frescor ao doce. Foram duas caldas: de frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora e framboesa) e outra só de amoras. 
À receita, pois!
   
Ingredientes

Panna Cotta
500 ml de creme de leite fresco
1/2 xícara (chá) de leite integral
1 colher (sopa) de gelatina incolor em pó
2 colheres (sopa) de água fria
1 fava de baunilha
5 colheres (sopa) rasas de açúcar refinado e peneirado

Caldas

De frutas vermelhas
1 xícara (chá) de morangos bem maduros picado
1 xícara (chá) de amoras
1 xícara  (chá) de mirtilos (blueberry)
1 xícara (chá) de framboesas
100 g de açúcar
1/2 xícara de água

1 colher (café) de suco de limão coado

Calda de amoras
250 g de amoras maduras
04 colheres (sopa) de açúcar peneirado
1 colher (café ) de suco de limão (opcional)

Como foi feito

Panna Cotta
Primeiro, em um tigela pequena, foi colocada a gelatina e adicionada a água. Ficou amolecendo por uns 3 minutos. 
Depois foi aberta a fava da baunilha (no sentido do comprimento, use uma faquinha de ponta para isso) e as sementinhas foram retiradas e colocadas no leite, que já estava em uma leiteira própria para ir ao fogo.
Foram adicionados adicionado (na leiteira)  o creme de leite (fresco) e o açúcar (peneirado). Levou-se ao fogo baixo e os ingredientes foram misturados (com um fouet), até o açúcar diluir completamente. Mas sem deixar ferver (quando começar a levantar fervura retirar do fogo). Finalmente juntou-se a gelatina (já amolecida) que foi misturada, até ficar diluída e integrar-se ao líquido. 
Essa mistura foi colocada em recipiente de vidro (pode ser em recipientes individuais ou mesmo em forma de pudim - que deverá ser untada levemente com óleo) que foi coberto com filme plástico e levado à geladeira. Ficou na geladeira por umas 8 horas. Foi feito à tarde para ser servido na ceia ( meia noite). Mas deve ficar, no mínimo, 6 horas na geladeira.

Caldas

Frutas vermelhas
As frutas foram ao fogo, baixo e em panela de fundo grosso, com o açúcar. Ficaram cozinhando (mexendo de vez em quando) até quase virar uma geleia rala. Ao atingir esse ponto retirou-se do fogo e passada em peneira para retirada de sementes. Finalmente colocou-se o suco de limão. A calda foi à geladeira até o momento de servir.

Amora
As amoras foram ao fogo, baixo e em panela de fundo grosso com o açúcar. Foram cozidas (mexendo de vez em quando) até quase virar uma geleia rala. Depois foi retirada do fogo e passada em peneira (amoras têm muiiitasss sementes!). Finalmente colocou-se o limão. Foi levada à geladeira até a hora de servir. É importante que a calda não fique muito espessa, se isso acontecer colocar um pouquinho de água (pode ser até vinho branco!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário