sábado, 27 de janeiro de 2018

Penne com molho de espinafre e nata

É muito bom ter sempre à mão um pacotinho de massa...qualquer massa, né não?
Massa com preparo caseiro é um luxo para de vez em quando: tem que ter tempo, disposição, vontade e boa companhia. 
Existem no mercado massas de boa qualidade, é só procurar e se informar. Foi-se o tempo que comprar massa pronta trazia o risco dela se desmanchar na água. Além de tudo um macarrão sempre salva a gente na hora do aperto seja este causado pela preguiça ou por uma visita inesperada, afinal cabe qualquer coisa para se fazer um molho...é só olhar a despensa e a geladeira. Dessa vez tinha espinafre, nata fresca e parmesão em peça. Oba!!

Ingredientes

250 g de macarrão (usei penne grano duro)
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite extravirgem
2 xícaras (chá) de nata
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1 1/2 xícara (chá) de espinafre limpo e picadinho
sal a gosto
noz moscada (ralada na hora) a gosto
queijo parmesão (ou tipo) ralado grosso

Como fiz

Derreti,em fogo baixo, a manteiga junto com o azeite e acrescentei a cebola. Deixei refogar até ficar transparente. Coloquei o espinafre e deixei cozinhar até que o líquido liberado pelo vegetal quase secasse. 
Adicionei a nata (se esta for muito espessa coloque um pouquinho de leite) e o sal. Deixei cozinhar,  sempre em fogo baixo, até que a nata adquirisse a coloração creme. Corrigi o sal e já fora do fogo coloquei um pouco de noz moscada (cuidado nessa hora...a noz moscada entra para acrescentar sabor e não para apagar os outros sabores).
Coloquei o molho ainda bem quente sobre o macarrão já cozido e al dente. Polvilhei com o queijo parmesão. Fica muito melhor acompanhado com uma taça de um bom vinho tinto (sec ou demi sec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário