domingo, 21 de janeiro de 2018

Escondidinho de frango e mandioquinha


Ô delícia!
Eis uma comidinha que vale por uma refeição completa! Basta uma saladinha de folhas verdes e o que mais se desejar para acompanhamento.
À receita!

Ingredientes

Frango
2 peitos de frango limpos (sem pele, gordurinhas, ossos e película)
suco de 01 limão
2 dentes de alho amassadinhos
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média micropicadinha
2 tomates (bem maduros) picadinhos em cubos, sem pele/sementes
pimenta do reino (opcional)
sal a gosto
1 folha de louro
salsinha e cebolinha, a gosto, picadinhas

Purê de mandioquinha
500 g de mandioquinha (batata salsa, baroa ou fiuza)
2 colheres (sopa) de manteiga
sal a gosto
noz moscada ralada a gosto
1/2 xícara (chá) de leite
1/4 xícara (chá) de creme de leite sem o soro

Mais..
1 bisnaga de queijo Catupiry ou semelhante de boa qualidade
1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado grosso (pode substituir por parmesão)
salsinha/cebolinha para cobertura (opcional)
azeite

Como fiz

Frango
Depois de limpar o frango, deixei de molho em água com o suco de limão por 10 minutos, escorri e cortei em cubos pequenos. Reservei. Levei o azeite ao fogo - baixo - com o alho e deixei dourar. Em seguida acrescentei a cebola que também dourei levemente. Juntei o frango e refoguei por alguns minutos. Por fim coloquei os tomates, a folha de louro, a pimenta do reino e o sal. Misturei bem e coloquei uma xícara de água quente. Mantive em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a água secar e o refogado ficar encorpado. Corrigi o sal, retirei do fogo, juntei a cebolinha/salsinha e reservei.

Purê de mandioquinha
Cozinhei as mandioquinhas (descascadas e cortadas em cubos) em água e sal até ficarei macias. Escorri e passei pelo espremedor de batatas ainda quente. Levei ao fogo e juntei a manteiga, o creme de leite e o leite. Mexi vigorosamente e deixei em fogo baixo até borbulhar. Retirei do fogo e coloquei um pouco de noz moscada ralada na hora. Reservei.

Montagem
Em um refratário coloquei o refogadinho de frango formando uma camada, sobre esta coloquei o requeijão e espalhei bem (fiz uma camada generosa devido ao gosto do meu filho) depois foi a vez do purê de mandioquinha (bem nivelado) e por cima deste o queijo muçarela ralado grosso. Coloquei um pouco de salsinha e cebolinha para finalizar e reguei com um pouco de azeite. Levei ao forno para gratinar e o queijo derreter. 

Então foi assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário