terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Pão doce

Pão doce é tão gostoso, né? Uma boa padaria faz deliciosos pães doces. Estive visitando minha filha e na cidade onde ela mora tem duas padarias que produzem pães deliciosos. Mas apenas uma tem tantas variedades dessa gostosura na vitrine: fatias húngaras, pães grandes ou pequenos, recheados ou não. Verdadeira tentação!
Infelizmente, onde eu moro, não tem uma padaria assim. Temos cucas deliciosas à venda, mas pão doce tradicional, até tem, mas não com a qualidade que merece.
Então para matar a vontade, que tal fazer um em casa?
Siimmmm...cheiroso, macio, úmido e quentinho. Com manteiga ou sem manteiga. De qualquer jeito é delicioso.

Ingredientes

(medida xícara de chá= 240 ml)

Massa

2 gemas (ovos grandes) peneiradas
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de manteiga ( a receita pedia margarina)
1 colher (sopa) de óleo de milho
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de leite morninho
Aproximadamente 500 g de farinha de trigo (pode ser um pouco mais ou menos)

Recheio

2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
coco ralado (em flocos) a gosto

Calda

1 (chá) xícara de leite
7 colheres (sopa) de açúcar
coco ralado a gosto

Para finalizar
1 gema (peneirada) levemente misturada

Como fiz


Primeiroi dissolvi o fermento no leite morninho (cuidado para não ficar quente demais e assim comprometer a fermentação) com 1 colher (sopa) de açúcar. Em uma vasilha grande o suficiente para trabalhar a massa coloquei metade da farinha (250 g). Fiz uma cova no centro e coloquei o sal, a manteiga, o restante do açúcar, o óleo e as gemas. Misturei um pouco e acrescentei o leite fermentado. Mexi vigorosamente, primeiro com uma espátula e depois com as mãos. Fui adicionando o restante da farinha de trigo aos poucos, até que esta ficasse totalmente incorporada. 

Em seguida despejei a massa em uma superfície enfarinhada (no caso foi a mesa da cozinha) e sovei bastante (trabalho forrtee!) até a massa ficar lisa, homogênea e soltando das mãos. Fiz uma bola com a massa, coloquei de volta à vasilha, cobri com filme plástico e deixei descansar (no forno desligado) até dobrar de volume.

Após esse tempo, dei alguns soquinhos na massa e a retirei da vasilha. Novamente modelei outra bola de massa, cobri e deixei descansar por mais 20 minutos.

Depois, com a ajuda de um rolo de macarrão, abri a massa em um retângulo, passei a manteiga em toda a sua superfície (deixei uma borda de 2 cm em cada lado), polvilhei o açúcar e o coco ralado. 

Enrolei como um rocambole e cortei em partes (aproximadamente 4 cm de espessura). Coloquei as partes em forma untada e enfarinhada (redonda), uma próxima à outra. Cobri com pano de prato bem limpo e deixei descansar por mais 30 minutos (até dobrar o volume novamente).
Depois pincelei com a gema batida (levemente) e levei para assar em forno pré -aquecido (180º C) por aproximadamente 30 minutos (depende do forno). Depois de assado retirei do forno e reguei com  a calda.
Como fiz a calda: coloquei todos os ingredientes em uma panela (fundo grosso) e levei ao fogo baixo até ferver. Esperei ficar um pouco morno para utilizar.

2 comentários: