quinta-feira, 24 de março de 2011

Cupcake de chocolate


Tá todo mundo na onda do cupcake..realmente são lindos e práticos de servir. Não me ganharam totalmente, adoro uma fatia de bolo bem cortado, mas não podemos negar que quando bem produzidos esses bolinhos enchem os olhos. Separei algumas receitas que achei "sedutoras"...comecei com essa...é para quem gosta de chocolate e nutella...aprovado pela Larissa, essa mocinha aí do lado, amiga do meu filho desde o segundo grau.

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite
1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
3 gemas e 3 claras em neve
80 g de manteiga
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó químico

Como fiz: Bati o a mateiga com o açúcar até formar um creme fofo e claro. Juntei as gemas, uma por uma, e continuei batendo bem. Acrescentei, sempre batendo, o chocolate em pó e o leite. Fora da batedeira juntei a farinha e incorporei delicadamente, até não ter mais grumos. Repeti o processo com o fermento em pó e as claras em neve, sempre lenta e suavemente.

Recheio:
1 pote pequeno de Nutella
2 ou 3 colheres (sopa) de creme de leite longa vida

Misturar bem. Separe em duas partes, uma para o recheio outra para a cobertura.

Em forminhas próprias (silicone) levemente untadas com óleo vegetal despejei metade da massa e o recheio (uma colher chá) que foi coberto pelo restante da massa. Devemos lembrar que a quantidade de massa não pode ultrapassar 1/3 da forma para não transbordar e para assar de forma uniforme. Se usarmos as forminhas de silicone temos que seguir a orientação do fabricante quanto à temperatura máxima permitida.
Quem não possui essas formas pode usar as de papel colocadas dentro de forminhas de alumínio (para pão de mel ou empadinhas), também dá certo. Existem formas de papel próprias para muffins e cupcakes que não precisam ser untadas. Vai depender do que se tem à mão.
Depois de assados, deixei esfriar um pouco e retirei das formas de silicone, transferindo os cupcakes para formas de papel, só então cobri com o restante do recheio e coloquei uns confeitos..poucos só para constar, pois não os acho saborosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário