sexta-feira, 25 de março de 2011

Croquetes de carne moída e batata

Outro dia, chovendo, não dava vontade de sair...mas a gente queria uns petiscos "botecais"..preparei então umas gostosuras que acompanharam muito bem uma cervejinha. Fiz peito de frango enrolado com bacon, polenta frita (confesso... daquelas congeladas) e o não menos tradicional, calórico e tudo de bom croquete de carne moída. Então a receita vai ser desse croquetinho, no qual dessa vez adicionei batata amassada. Ficou óteeemooo!!!
Ingredientes:
1/2 kg de carne moída de primeira (no caso foi alcatra)
1 cebola média picadinha
1 xícara (chá) de batatas cozidas e amassadas
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal quanto baste
pimenta do reino à gosto
1/4 xícara (chá) de cheiro verde picado
farinha de rosca
2 ovos inteiros
3 colheres (sopa) de azeite
1/3 xícara (chá) de azeitonas picadas
1 xícara (chá) de tomates sem pele e sementes, picadinho
1 pitada de noz moscada ralada na hora
2 dentes de alho amassados

Como fiz:
Dourei o alho no azeite e junte a carne moída, refoguei até que se desfizessem os grumos e mudasse de coloração, adicionei a cebola e refoguei mais um pouco, somei os tomates, a pimenta e a noz moscada com um pouquinho de água (1/2 xícara de chá). Abaixei o fogo e deixei cozinhar até toda a água evaporar e juntei a batata, as azeitonas e o cheiro verde. À parte dissolvi a farinha de trigo no leite e adicionei ao refogado, mexendo bem, até que se soltasse da panela.
Transferi para um prato e moldei os croquetes, passando-os depois na farinha de trigo, nos ovos batidos com um pouco de sal e na farinha de rosca. Levei à geladeira por algumas hora para ficarem mais firmes.

Fritei-os em óleo suficiente para cobrí-los, bem quente mas não tanto que não os aquecesse por dentro. Importante não colocar muitos ao mesmo tempo para a fritura, pois o óleo pode esfriar, e eles poderão se abrir ou ficar encharcados de óleo. Colocar em papel absorvente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário