sábado, 20 de agosto de 2011

O comer brasileiro pelos tempos -5

A década de 50 introduziu no comer brasileiro pratos que pontuam até hoje. Que foram considerados "chiques" e hoje são considerados "bregas", que foram "glamourosos" e hoje, descarecterizados, são "populares", frequentadores de qualquer quilo de esquina. Outros, como o soufleé, ainda conservam seu status, devido talvez, à dificuldade de seu preparo.
Nessa década surgiu o glorioso Filet alla Parmegiana (aqui no cafofo é pedido certo quando um dos filhos retorna), frequentemente encontramos o tal por aí, muito mal preparado, com carne de segunda, molho de terceira e encharcado de óleo.
Imagem: http://www.portalbarueri.com/culinaria
O verdadeiro parmegiana exige carne de ótima qualidade, um molho denso e lento no preparo, com tomates muito maduros e bom azeite e pasme-se!...sem a muçarela ...mussarella...mozzarella...(lanço mão da bichinha quando os filhos estão presentes, mas dispenso na ausência deles) e sim com excelente queijo parmesão ralado grosso e na hora, o que confere um sabor muito superior. Questão de adaptação e de gosto, né não?

Chega junto com essa década o Supremo de Frango à Cubana, primeiro prato que comi em restaurante que não fosse o filet com fritas sempre pedido pelo meu pai. Foi no jantar de comemoração de encerramento do "ginasial" e esse foi o prato servido, lembro que fiquei enlouquecida com as maçãs à milanesa...
Imagem: http://www.receitasdochefe.com.br
O coquetel de camarão era o ápice dessa "chiqueza" toda pois exigia camarões graúdos (caros) e vinha acompanhado de um molho que misturava (mistura ainda, né?) catchup, creme de leite e conhaque.

Imagem: http://panelinha.ig.com.br

Aporta em nosso país tropical o strogonoff de carne....hoje totalmente transfigurado, mas que já foi coisa "phyna", meu bem! Conferi a receita da imagem abaixo...sim, é da mais comum e modificada. 
Imagem: http://mdemulher.abril.com.br/culinaria
E por último, mas não menos importante, a delícia das delícias da década...o camarão à grega. Cafona, brega, ultrapassado, calórico e daí? Depois de uma praia, olhando o mar, tomando aquela caipirinha, um bom papo e perto de quem a gente gosta...esse camarão é tudo de bom. É o contexto que não muda...comê-lo exige essa paisagem e essa paisagem para mim...exige camarão à grega!!!!

Imagem: http://3.bp.blogspot.com/

 
Imagem: http://www.pizzariafelicita.com.br

E a lasanha alla bolognesa também aparece...reparem que todos esses pratos, a maioria oriunda da cozinha internacional, cairam de tal forma no gosto brasileiro que são devorados até hoje além de terem sofrido modificações em seu preparo original.
Isso para não falar da chegada do café solúvel Nestlé, do uísque White Horse, da Cuba Libre, do licor de menta e da criação do famoso Rabo-de-Galo (vermouth com cachaça), do lombo à Califórnia, da lagosta à Thermidor..etc..etc...
Essa década abafou geral!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário