Massa muito fofa, sabor leve, com pouca presença do óleo. |
Álvaro Rodrigues é aquela pessoa muito educada e que ensina tudo nos "mínimos detalhes", transforma as
nossas comidinhas brasileiras, caseiras, da mamãe e da vovó, em pequenas preciosidades.
A escolha dos ingredientes, o preparo dos mesmos e os cuidados com "pequenos" detalhes que fazem toda a diferença no resultado final são os responsáveis por essa transformação.
A escolha dos ingredientes, o preparo dos mesmos e os cuidados com "pequenos" detalhes que fazem toda a diferença no resultado final são os responsáveis por essa transformação.
A última receita dele que testei foi um prato rápido, desses que fazem parte do famoso "quebra-galho", quando estamos com pressa/preguiça ou visita inesperada. Como sempre vi pela TV, dessa vez no Daniel Borck.
Com já disse aqui, não sou fã de torta de "liquidificador", mas essa ficou leve, nada enjoativa como normalmente acho que é esse tipo de massa. Recomendo e farei novamente. O recheio não foi o sugerido pelo Álvaro, fiz de palmito, uma das tetéias do cafofo em termos de predileção culinária.
Ingredientes
4 ovos
250 ml de leite integral
100 g de cream cheese
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de queijão parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de óleo de milho, girassol ou canola
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Preparo
No liquidificador bater primeiro os ovos inteiros e depois ir adicionando o o cream cheese, o leite, o sal e o queijo parmesão, batendo à cada adição. Reserve.
Peneire a farinha em uma tigela, junte a mistura batida, mexendo bem, só então adicione o óleo (segundo Álvaro esse é o truque para a leveza e "fofura" da massa), incorporando delicadamente até que fique bem agregado à massa.
Finalmente adicione a cebolinha e o fermento em pó, também com delicadeza e com movimentos de baixo para cima. Colocar metade da massa em forma (ele recomendou redonda com 13 cm de diâmetro, eu fiz em um pirex retangular) untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosa. Coloque o recheio ( fiz um refogadinho de palmito e adicionei o cream cheese restante depois que esfriou) e cubra com a outra metade da massa. Polvilhe com parmesão e leve ao forno pré-aquecido médio até dourar bem.
A torta saindo do forno e sendo atacada selvagemente.... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário