domingo, 7 de abril de 2013

Arroz integral cremoso

Alta cremosidade....grau elevado de sabor...rsrsrs

Sempre gostei de arroz integral e o consumo bastante. Mas não cafofo! Apesar de ter sempre o açúcar mascavo, a farinha e o arroz integrais na despensa...utilizo bem pouco o arroz. Mas por razões de trabalho almoço alguns dias fora de casa e sempre opto pelo arroz integral. Para fazer no lardocelar é preciso tempo que tem sido escasso. Com o filho em casa e querendo que ele se renda à uma alimentação mais saudável resolvi fazer um "integralito" para que filhinho percebesse como é saboroso...claro que coloquei umas mumunhas a mais para o primeiro contato entre os dois,né? Fiz na panela de pressão (intervalo de almoço, sabe como é...). Ele gostou muito e eu que já sou fã...fiquei com mais amô ainda.
Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz integral
1 colher (sopa) de azeite
1 mandioquinha grande ralada grossa
1 cenoura (pequena) ralada grossa
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassadinhos
1/2 xícara (chá) de alho poró em fatias
caldo de legumes quanto baste (usei o caseiro, mas na pressa...toca um tabletinho aí!)
sal  e pimenta do reino a gosto
salsinha e cebolinha picadas
1 e 1/2 colher (sopa) de cream cheese ou requeijão light
1 colher (chá) de manteiga gelada

Como fiz

Na panela de pressão dourei o alho e a cebola no azeite depois acrescentei o alho poró. Refoguei até o alho poró dar um murchadinha, pero no mucho....depois juntei a mandioquinha e a cenoura e ...nova refogadinha. Feito isso juntei o arroz, um pouco de sal e o caldo de legumes (aproximadamente 3 xícaras de chá). Esperei levantar fervura, fechei a tampa e só abri depois de 10 minutos que a bichinha começou a chiar (cuidadinho nessa hora...deixe todo o vapor sair pela válvula de segurança antes de abrir...nada de colocar embaixo da torneira aberta para acelerar o processo...ou o processo pode ser outro, bem doloroso!). Verifiquei se o arroz já estava cozidinho mas al dente. Estava!!! 
Preciso lembrar que deixei o arroz por uns 30 minutos de molho para dar uma ajuda no cozimento, tá bom? Pode ser que sem esse "estratagema" o tempo necessário para o cozimento seja maior. Aí é só adicionar um pouco mais de caldo e repetir o processo reduzindo o tempo de fogo.
Corrigi o sal e adicionei a pimenta ( com parcimônia/moída na hora) e também o cheiro-verde. À parte misturei o cream cheese com a manteiga para depois colocar a misturinha no arroz. Incorporei bem. Deixei a panela tampada (abafadinha) com um pano de prato por alguns minutos. 
Depois desse tempinho corremos para o abraço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário