domingo, 28 de abril de 2013

Ravióli de espinafre com recheio de shitake e brie

Massa pronta para receber o recheio...

Nada como um dia chuvoso e um filho em casa pra gente se encher de coragem e literalmente botar a mão na massa, né? Batendo um papinho, conversando aqui e ali...além da pequena quantidade à ser executada. Cozinhar pode ser um prazer ou um terror. Torna-se uma atividade muito prazerosa quando temos tempo,curiosidade -aquela que nos faz experimentar novas receitas e sabores - e boa companhia.
Esse ravióli foi pensado à partir de uma "sobra" de cogumelo shitake (de um pão com cogumelos que ainda postarei a receita) e de um queijo Brie dando mole na geladeira. Havia espinafres - que para mim são irresistíveis - compro sempre e depois penso no que fazer com eles...Resultou em uma massa com muito sabor e um recheio digno da mesma. A massa foi servida com um molho de tomates (pedaçudo) cuja receita já anda por esse cafofo. Então, tá!
Quase lá...

 Ingredientes

Massa
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
3/4 xícara (chá) de semolina
1/4 xícara (chá) de espinafre cozido 
1 ovo mais 1 gema 
1 colher (café) de azeite
sal a gosto

Recheio
1 xícara (chá) de cogumelos shitake picadinhos
1 e 1/2 xícara (chá) de queijo Brie em cubinhos - aproximadamente
1/3 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1 colher (sopa) de manteiga
sal a gosto
pimenta moída a gosto
1 colher (chá) de creme de leite fresco

Como fiz

Massa: Primeiro limpei o espinafre e o refoguei rapidamente com apenas um fio de azeite (quase nada), deixei que todo o líquido liberado secasse. Retirei do fogo e reservei.
No liquidificador coloquei o ovo mais a gema, o espinafre já frio, o sal e a colher (café) de azeite. Bati até que os ingredientes se incorporassem. 
Em uma superfície lisa (minha mesinha de "cozinhar") coloquei a semolina e a farinha de trigo, previamente misturadas, fiz um buraco no centro e nele despejei os ingredientes que foram liquidificados.Fui incorporando essa mistura às farinhas até que ficasse uma mistura bem homogênea. As medidas que coloquei foram exatas para que a massa ficasse lisa, sem aderir à superfície e de fácil manuseio. Pode ser que isso varie, necessitando de um pouco mais ou menos, pois o tamanho dos ovos e o teor de umidade das farinhas (trigo e sêmola) influem no resultado.Formei uma bola com a massa, envolvi-a em filme plástico e deixei descansando - em temperatura ambiente - por 40 minutos.
Enquanto isso...vamos ao recheio!
Depois desse tempo, estiquei a massa na superfície esfarinhada. Repeti o processo várias vezes até que a massa ficasse muito fina (aproximadamente 0, 5 mm) mas que suportasse o recheio sem se partir.
Cortei a massa em quadrados (o tamanho vai de gosto, mas lembre-se a massa cresce durante o cozimento). 
Recheio: Dourei a cebola na manteiga e juntei o cogumelo picadinho (devidamente higienizado), deixei que este ficasse macio, coloquei o creme de leite, o sal e a pimenta do reino moída na hora (opcional). Deixei que o creme de leite reduzisse bem. Retirei do fogo e reservei.
Finalização: coloquei uma colher (café) de recheio - já frio - sobre os quadrados de massa e finalizei com um cubo de queijo Brie. Com um pincel umedeci levemente as bordas da massa e dobrei-a ao meio apertando bem as bordas com a ponta de um garfo. 
Coloquei  os raviólis para cozinhar em água fervente e retirei-os quando subiram à tona. 
Servi com o molho de tomate bem quentinho. O queijo parmesão ficou em recipiente separado para que cada um usasse na proporção de sua vontade. Hummm!!!!
 Almofadinhas lindas...
Já com o molhinho e um manjericão para fazer graça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário