domingo, 7 de abril de 2013

Gelatina de abacaxi com creminho de coco

Que belezura!!!
Imagem: Mariana A.

Passamos o aniversário da filha - em janeiro - junto com ela  ou seja viajamos até a filhota e até à cidade onde reside depois que se formou. Formada em Engenharia de Alimentos está trabalhando em uma multinacional...em uma de suas indústrias...que fica no Mato Grosso do Sul...e que é quente, mas muito quente mesmo! 
Eu, que adoro cozinhar para os vassalos, me atrevi muito pouco na cozinha. Quando não estava passeando ficava "entocada" (eu e filho) no quarto da filha (ar condicionado! ar condicionado!). 
Mas uma hora a "culpa" bate, né? Então fiz dois almocinhos , um bolinho e esse docinho gelado. Também fiz uns docinhos para o aniversário e o resto...encomenda prá que te quero!!!
O abacaxi muito fresco e doce veio da fazenda do namorado da filha e estava dando sopa...então abacaxis..se tê-los por que não fazê-los?

Ingredientes

Gelatina de Abacaxi
1 abacaxi grande e maduro cortado em cubos
1 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de água
1 pacote de gelatina de abacaxi

Creminho de Coco
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1/2 xícara (chá) de leite 
2 colheres (sopa) amido de milho
coco ralado fresco para a cobertura (opcional)

Como fiz

Gelatina de abacaxi: cozinhei os cubos de abacaxi com a água e o açúcar em fogo baixo até formar uma calda rala. Coei, reservei o abacaxi e medi a quantidade de calda (tem que dar 250 ml, tá?). Dissolvi a gelatina nessa calda (deve estar bem quente). Completei com 150 ml de água gelada. Finalmente adicionei o abacaxi reservado e levei à geladeira...deveria ser em um recipiente apropriado, para ficar bonitão, inclinadinho...mas não tinha. 
Creminho de coco: Coloquei em uma panela todos os ingredientes, aviso que peneirei o amido de milho antes de adicioná-lo aos outros ingredientes. Levei ao fogo baixo e fui mexendo com um fouet (sina!) sempre e sempre (a coisa parece eterna) até que engrossasse. Deixei mais alguns minutos, sempre mexendo, até que o creme começasse a se soltar do fundo da panela. Retirei do fogo, esperei esfriar um pouco e cobri a superfície com um filme plástico (para não criar aquela película). Reservei até ficar completamente frio.
Finalização: Coloquei o creme de coco sobre a gelatina de abacaxi, que ainda estava em consistência de clara, mas não mais absorvendo o creme (que deve estar frio..quente ele vai derreter a gelatina e aí...bau..bau!). Levei novamente à geladeira (por no mínimo 4 horas). O ideal seria colocar coco fresco em fitas sobre o doce...mas não tinha e o comércio estava fechado.
Nem por isso o doce deixou de ser consumido até o último fiapo de sua alminha. É simples,caseiro e refrescante. O creminho simples de coco (não deve ter muitos sabores como gema, baunilha...) aveludado combina bem com a textura e o sabor um pouco ácido do abacaxi.

É... não existia um recipiente mais bonitinho para acomodar o docinho.Imagem: Mariana A. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário