sábado, 20 de abril de 2013

Escondidinho de Camarão

       

Minha filha é louca por camarão e bacalhau.Sempre que nossa família se reúne - e muito  nos esforçamos para que isso aconteça (filhos crescidos, ninho vazio!)...tem as comidinhas da filha, do filho...
Acredito que cozinhar é uma demonstração de afeto. Cozinhar para alguém - por livre iniciativa - é um exercício de carinho. Eu só o faço para quem gosto de fato! Às vezes, quando a comilança é meio comunitária, entra algum "aventureiro"...mas a gente releva, né?
Então resolvi fazer esse escondidinho para a guria..já o fiz de batata e mandioquinha (óteemoo por sinal!). Agora foi a vez do tradicional, com a mandioca ou aipim. Ficou bom demais..essa realmente é uma das invenções primorosas da culinária brasileira. Mãos à obra!

Ingredientes

1/2 kg de mandioca cozinda já com sal (bem molinha, viu?)
1 e 1/2 kg camarão rosa grande - limpos
1 xícara (chá) de leite de coco (se for o fresco, é outra coisa!)
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite integral
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola (média) picadinha
2 tomates bem maduros sem pele e sementes, picadinhos
1 folha grande de louro
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
salsinha e cebolinha picadinhas
queijo parmesão ralado na hora
azeite para finalizar
300 g de queijo Catupiry® (não tem "tipo" que seja igual ao original)

Como fiz

Camarão: Dourei o alho e a cebola no azeite juntei os tomates e acrescentei 1/2 xícara (chá) de água. Reduzi o fogo ao mínimo e deixei cozinhar até que o tomate ficasse bem macio (como um molho espesso). Depois disso juntei o leite de coco, o louro e a pimenta do reino (se quiser coloque outra pimenta: dedo de moça, biquinho ou malagueta- a última é para os fortes) e o sal. Deixei cozinhar mais um pouquinho, para encorpar bem. Só então juntei os camarões previamente lavados em água com algumas gotas de limão. O camarão vai soltar uma aguinha, por isso é importante que o molho esteja bem grosso. Se ficar um pouco líquido não se incomode. O molho de camarão vai se integrar ao purê de mandioca e a consistência do prato não será prejudicada. Mas atenção...um pouco líquido, né?
Desliguei do fogo assim que os camarões mudaram de cor - o cozimento é muito rápido, devemos lembrar que o saboroso ainda vai uns minutos ao forno...alguém quer camarão borrachudo?
Adicionei o cheiro verde, retirei a folha de louro, corrigi o sal e reservei. 
Purê de mandioca: Cozinhei a mandioca sem o fiapo central (detalhe importante, hein?) em água e sal até ficar bem macia (a mandioca tem que ser da boa!!!). Escorri e ainda quente passei pelo espremedor de batatas (agora também de mandioca, mandioquinha, inhame, batata doce...). Depois derreti levemente a manteiga que recebeu o leite integral e a mandioca espremida. Misturei bem para que resultasse em um purê macio e sem grumos. De-li-cia!!!. Reservei.
Montagem: Forrei um refratário com metade do Catupiry e sobre ele coloquei o molho de camarões. Cobri os camarões com o restante do queijo e finalmente espalhei o purê de mandioca por cima. Cobri o purê com uma camada generosa do queijo parmesão e reguei com azeite. Levei ao forno pré aquecido até que ficasse dourado e borbulhante.
E foi assim!
Veja só...e os camarões grandes se tornam médios...mas muito bom!!!
Imagem: Mariana A.



Um comentário: