domingo, 14 de abril de 2013

Gnocchi de batata doce e espinafre

A massa....
Resolvi fazer um gnocchi (nhoque, né?) de batata doce, mas tinha espinafre também. Oba! Vamos juntar os dois, que tal?
Ingredientes

1 kg de batata doce cozida e espremida 
1 xícara (chá) generosa de espinafre picadinho
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
noz moscada a gosto
sal a gosto
2 colheres (sopa) aproximadamente de farinha de trigo (peneirada)
1 ovo ligeiramente batido

Como fiz

Cozinhei as batatas com casca (para que não houvesse muita absorção de água). A água do cozimento foi devidamente salgada. Depois de cozidas, descasquei as batatas e as passei pelo espremedor. Reservei.
Limpei o espinafre, piquei e o refoguei no azeite, até que toda a água (que ele libera durante o cozimento) evaporasse. Ou seja: espinafre refogadinho e sequinho. Esperei esfriar e adicionei à batata reservada. Incorporei bem e juntei a manteiga, o ovo e a noz moscada (ralada na hora e com moderação). Misturei bem até a massa ficar homogênea.
Nessa etapa a gente bota a mão na massa com gosto, é hora de sentir a textura da dita cuja. Coloquei apenas uma colher da farinha de trigo e incorporei direitinho à massa... depois mais meia colher... sovei bem e não foi necessário colocar mais. O importante do gnocchi é que a farinha seja utilizada na menor quantidade possível ou seja, apenas o suficiente para dar a "liga" e o ponto certo para formar os famosos rolinhos. 
Nesse caso a massa ficou bem macia mas não se desmanchou.
Por fm, fiz os cordões de massa, cortei-os no tamanho desejado e passei os gnocchis nas costas de um garfo (tem um equipamento específico para essa operação...mas não tenho). 
Finalmente coloquei-os, aos poucos, em água fervente e...já sabemos a velha dica: quando os gnocchis sobem à tona é hora de retirá-los rapidamente (correm o risco de se desmanchar na água ou de ficarem excessivamente macios) e escorrê-los. 
Coloquei os gnocchis em um refratário aquecido até a hora de coroar a iguaria com um honesto molho de tomates, feito em casa e com calminha. Sem esquecer o parmesão ralado na hora de servir.
Ficou muito bom!
Tudo no jeito...

Quase lá...

Prontinho....

Nenhum comentário:

Postar um comentário