Ingredientes
1 kg de tomates bem maduros sem pele e sem sementes
1 lata de tomatti pelati
1 cenoura média ralada finamente
2 xícaras (chá) de cebola picadinha
1 folha de louro grande
1 ramo de manjericão
sal a gosto
1 xícara (chá) de alho poró picadinho
1/3 xícara (chá) de azeite
Como fiz
Primeiro preparei os tomates (tanto o fresco como o pelati), não passei pelo liquidificador ou processador, usei o aparelho de amassar batatas. Queria que o molho ficasse com o tomate visível e encorpado.
Depois dourei a cebola no azeite, juntei o alho poró e deixei refogar um pouco. Acrescentei a cenoura (detalhe: ela deve estar ralada muito fininha mesmo, para que se incorpore ao molho perfeitamente), refoguei mais um pouco e só então coloquei os tomates junto com o suco que restou na lata.
Coloquei as ervas e o sal (pouco para corrigir no final), e deixei em fogo muito brando, para que cozinhasse lentamente. O tomate e os vegetais soltam seus próprios líquidos, o cuidado essencial é manter a panela semi-tampada e mexer de vez em quando. Estará pronto quando não houver mais bolhas na superfície.
Dizem que é sacrilégio colocar água no molhinho, mas eu adicionei um pouquinho cada vez que percebia que o molho estava grudando no fundo da panela sendo que os tomates não estavam devidamente macios.
Depois dessa etapa retirei o louro e o manjericão e corrigi o sal.
Observação1: costuma-se colocar uma pitada de açúcar para cortar a acidez do tomate. Nesse molho não foi necessário, além de ter a mistura com o tomate italiano (mais adocicado) tem a presença da cenoura que absorve a acidez.
Observação2: Reza a lenda que quando o molho fica muito vermelho é na verdade massa de tomate, que o verdadeiro molho ao sugo fica mais para o alaranjado. Será? ...Olha só a cor desse molhinho..Será?
Nenhum comentário:
Postar um comentário