sábado, 27 de abril de 2013

Risotto de mignon com abobrinha grelhada

Eis o galã...

Risotto é um prato completo, tal qual algumas massas: lasanha, nhoque, canelone ou mesmo uma bela macarronada. E risotto é aquilo, né? Mil e uma regras para o dito ficar perfeito. Mas aí depende do julgador. Tem a tal cremosidade natural, resultado da escolha do arroz e do trato que damos ao grão. Esse é o último risotto preparado com um arbóreo italiano que comprei. Tem bom sabor, fica "al dente", tem cremosidade, mas não "a" cremosidade. Talvez o teor de amido seja inferior ao do arroz que costumo comprar para preparar um risotinho. Fiz como manda o figurino, mas com um pecado considerado grave...usei um caldinho industrializado. Não o de tablete, mas aquele gelatinoso que o chef Alex Atala andou fazendo publicidade. Normalmente tenho meu próprio caldo congelado, mas o risotto foi decidido de última hora e não tinha em mãos os ingredientes para meu caldo de legumes. Não uso caldo de carne industrializado de "jeitonenhum"...acho o sabor horrível e o de legumes, até pela sua própria natureza, é para mim dos males o menor. Mas ficou muito saboroso e foi acompanhado de finas fatias de abobrinha grelhadas com cobertura de queijo provolone. Vamos lá?

Ingredientes

Para o risotto


1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 l de caldo de legumes (aproximadamente)
1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco (qualidade razoável "pelomenos",tá?)
300 g de filet mignon cortado em tiras
pimenta do reino branca moída na hora
sal a gosto
1 colher (sopa) de manteiga para finalizar
1 colher (sopa) de queijo parmesão..bem generosa, hein?
salsinha (opcional...coloquei porque tinha picadinha dando sopa)

Para a abobrinha

Fatias de abobrinha finamente cortadas (quantasqueira)
pimenta do reino moída na hora
azeite o suficiente para untar
sal a gosto
queijo provolone ralado (o suficiente para cobrir as fatias de abobrinha)

Como fiz

Risotto: Primeiro refoguei o filet mignon em pouco de azeite, desliguei o fogo e polvilhei (moderadamente) com sal. Reservei.
Depois dourei a cebola picadinha com o azeite e a manteiga. Acrescentei o arroz e deixei que as gorduras se agregassem bem aos grãos, mexendo sempre. Após essa etapa junte o vinho branco, sem parar de mexer (é isso amiga..risotto é no mexe-mexe), até que o vinho evaporasse. Aí começa aquela etapa do coloca caldo e mexe, coloca caldo e mexe...tendendo ao infinito. Eu coloco uma concha de caldo (que deve ser mantido aquecido) de cada vez. Não parei de mexer, sempre adicionando o caldo, esperando que reduzisse o volume, acrescentando concha por concha, até atingir o ponto desejado. Foi quando juntei a carne reservada (que tinha liberado seus sucos que também se juntaram ao arroz), corrigi o sal (porque o caldo de legumes já o tem) e a pimenta do reino. Ah...dessa vez rolou uma salsinha picadinha também. Coloquei a manteiga gelada e o queijo ralado. Incorporei bem e não servi imediatamente. Vedei a panela com um pano de prato por alguns minutos...ou seja, uma abafadinha básica para que os sabores se integrassem. Depois desse tempo servi com a abobrinha.

Abobrinha grelhada: Fatiei a abobrinha finamente,utilizei a brasileira (cabeçudinha)...acho o sabor mais suave e com menos sementes para esse tipo de preparação. Polvilhei sal (muito pouco) e pimenta. Aqueci a frigideira (daquelas que deixam a marquinha da moda) e untei com azeite. Coloquei as fatias e dourei-as em ambos os lados. Desliguei o fogo e coloquei o queijo provolone ralado (grosso) sobre elas. Apenas com o calor restante o queijinho derreteu. Good!
A abobrinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário