Fiz como parte de nossas lembranças familiares. O cuscuz de minha mãe era famoso, cantado em verso e prosa pelos amigos da casa. Normalmente uma visita que se anunciava já pedia: faz o arroz de mariscos e o cuscuz. Pois é, o tempo passa e agora sou eu quem anuncio: mãe, vou fazer cuscuz para você. A vida é assim mesmo: uma hora agradamos... na outra, quem sabe, somos agradados.
A foto não ficou boa (foi por celular, todos esquecemos de levar máquina para a casa de minha mãe) nem a decoração. Vejam só, separei o palmito, os camarões grelhados e o tempero verde para a "decoração"...mas não é que só lembrei dos penduricalhos depois que o cuscuz já tinha sido detonado? Ficou esse ovo cozido (mal cortado ...na pressa mesmo!) solitário e desajeitado mas posso garantir que o cuscuz ficou (na minha opinião) perfeito: umidade,textura e sabor exatos!
Vamos à receita?
Ingredientes
1 lata de atum sólido (conservado em água) escorrido
1 kg de camarão rosa, grande, sem casca e sem vísceras
suco de 1 limão
6 tomates bem maduros, sem pele e sem sementes
3 dentes de alho picadinhos
1 colher (sopa) de molho de pimenta vermelha
2 e 1/2 xícaras (chá) de cebola micropicadinha
Mais 1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícaras (chá) de azeitonas pretas( sem caroço) picadas
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
aproximadamente 2 xícaras (chá) de farinha de milho
1/3 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
1/2 xícara (chá) de água
1 vidro de palmito (picado em cubos)
1 xícara (chá) de ervilha
1 ovo cortado em rodelas
1 folha de louro
1 xícara (chá) de azeite
sal a gosto
azeite para untar a forma
Como fiz
Primeiro limpei os camarões e deixei-os marinando em um pouco de azeite e limão. Bati os tomates (já sem pele e sementes) no liquidificador. Em uma panela coloquei a xícara de azeite,deixei aquecer e juntei o alho e as 2 e 1/2 xícaras de cebola. Refoguei até dourar. Acrescentei o tomate batido, o sal e a folha de louro. Deixei cozinhar até formar um molho grosso. Retirei a folha de louro.
Adicionei as ervilhas, o palmito, as azeitonas, a pimenta, o atum e o camarão.Cozinhei por mais 5 minutos (se cozinhar muito o camarão ficará duro). Nessa etapa é importante misturar os ingredientes com delicadeza e não mexer mais, para que não se desmanchem. Reservei alguns camarões e um pedaço de palmito para decorar (o que não ocorreu...rárárá).Corrigi o sal, retirei do fogo, coloquei os temperos verdes e reservei.
Em uma frigideira coloquei as 2 colheres de azeite e a meia xícara de cebola, refoguei até murchar. Reservei.
Em uma tigela misturei a farinha de mandioca com a de milho, temperei com a água e um pouco de sal. Deixei que a mistura ficasse bem úmida. Adicionei o refogado de cebola e misturei bem.
Misturei a farinha temperada com o molho de camarões. Agreguei bem até ficar uma massa úmida e homogênea ( é importante ir colocando a farinha aos poucos, pois pode ser que não seja necessário o uso da quantidade total...o importante é observar o ponto da massa que deve estar firme, mas macio e cremoso. Não esquecer que a textura ficará mais firme quando esfriar).
Finalmente coloquei em uma forma de pudim (tem formas apropriadas, mas não acho tão necessário), acomodando bem, sem apertar, pressionando levemente, até terminar a mistura.
Cobri a forma com a tampa e cozinhei no vapor por 20 minutos. Retirei do fogo e esperei esfriar.
Levei à geladeira de um dia para o outro (fiz de véspera) e desenformei-o na hora de servir.
Observação: não sei se é um prato para todos os gostos, mas asseguro que na nossa família é sucesso total!
Nenhum comentário:
Postar um comentário