domingo, 15 de fevereiro de 2015

Tortinhas de Strogonoff e de Palmito

Então, resolvi fazer um agradinho para filha e namorado. Minha filha (e filho também!) adoram quando faço essas tortinhas. Vire e mexe lá vem o pedido: mãe, você faz tortinhas? 
A gente encontra muita tortinha por aí: bonitinhas mas ordinárias, né? São raros os locais onde ela realmente se mostra como é: gostosa, massa na textura e espessura correta além do recheio honesto.
O recheio pode ser de legumes, espinafre, camarões, bacalhau...o que a imaginação mandar.
Dessa vez foi estrogonofe (aquele brasileirinho, não o original) de carne e também de palmito cremoso. 
Essas tortinhas viajaram (retorno do Natal) com a filha e namorado, foram consumidas em outras terras. Se bem que a filhota comeu uma - sorrateiramente - por aqui mesmo!
Vamos à receita?

De estrogonofe de carne antes do forno...

De palmito antes do forno...

Ingredientes


Massa
1/2 xícara (chá) de leite
180 g de manteiga com sal
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa)  de fermento em pó (químico)
Recheios
Estrogonofe de carne
1/2 kg de filé mignon (ou outra carne bem macia)
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha1 xícara (chá) de tomates sem pele e sem sementes, bem picadinhos
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de champignons fatiados 
sal a gosto
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1 colher (sobremesa) de mostarda
1 e 1/2 colher (sopa) de catchup
algumas gotas de molho inglês (opcional)
De palmito1 vidro de palmito (aferventado e picado)
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
2 tomates (sem pele e sementes) bem maduros e batidinhos1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de maizena
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
sal a gosto
1/4 xícara (chá) de cebolinha e salsinha picadinhas
1 bisnaga de requeijão cremoso (
Catupiry®)
noz moscada (opcional)

Para finalizar
Margarina e farinha de trigo para untar e esfarinhar as forminhas
2 gemas de ovos dissolvidas em 1 colher (sopa) de azeite 

Como fiz
Massa

Primeiro coloquei, em um recipiente, a manteiga, o leite e o fermento. Depois fui colocando a farinha de trigo (peneirada) aos pouco, incorporando aos outros ingredientes, sem amassar, com a ponta dos dedos. 

Fiz isso até formar uma bola, se desprendendo das mãos. Importante: não sovar a massa!
Próximo passo foi envolver a massa em filme plástico e levar à geladeira por no mínimo 1 hora. 

Prontas para o forno...

Recheios
Estrogonofe

Fatiei a carne em tiras finas. Coloquei a manteiga em uma panela de fundo grosso e fui adicionando a carne aos poucos (para não soltar água). Após juntei a cebola picadinha e refoguei até que murchasse quando coloquei os tomates e refoguei mais um pouco. 
O próximo passo foi colocar a mostarda, o catchup, o molho inglês e o sal. Abaixei o fogo e deixei cozinhar até que formasse um molho consistente, nesse momento juntei os cogumelos e deixei mais uns poucos minutos cozinhando. Desliguei o fogo e reservei a preparação até que esta atingisse a temperatura ambiente. 
Por último, acrescentei o creme de leite (sem soro)...aos poucos, pois não pode ficar muito líquido. Como se trata de recheio, deve ser mais encorpado que o estrogonofe normal, diria que quase seco. 

Palmito
Derreti a manteiga e adicionei a cebola. Refoguei até que dourasse quando acrescentei os tomates. Deixei cozinhar (em fogo baixo) até que quase dissolvesse. Nesse momento juntei o palmito (já aferventado e cortado em cubos), a xícara de água e o sal. Deixei cozinhar até a água evaporar quase totalmente. Dissolvi o leite no amido de milho e coloquei sobre o refogado, mexendo sempre, até encorpar e começar a se soltar do fundo da panela. Desliguei o fogo, coloquei um pouco de noz moscada ralada, corrigi o sal e juntei os temperos verdes. Reservei até atingir a temperatura ambiente.

Montagem

Untei e esfarinhei as forminhas. Retirei a massa da geladeira e formatei bolinhas de tamanho médio. Coloquei cada uma delas no fundo das forminhas e com as pontas dos dos dedos levei a massa para as laterais, forrando toda a parte interna das mesmas. É importante que a massa não fique grossa, pois ela é apenas um suporte para o recheio e não a iguaria em si. Uma parte recheei com o estrogonofe. Aproximadamente 2 colheres de sopa por forminha.
Depois parti para o recheio de palmito. Primeiro coloquei uma colher (sopa) bem generosa do requeijão cremoso no fundo cobrindo depois com o recheio de palmito.
Fiz tirinhas com a massa restante e coloquei em torno da forminha e sobre o recheio (conforme se vê nas fotos). Finalmente pincelei com a mistura de gema e azeite.
Levei ao forno pré-aquecido à 180ºC, e deixei até a superfície adquirir uma coloração bem dourada. Lembremos que a parte de cima ficará mais dourada que a de baixo.
Parece trabalhoso mas não é tanto. Eu costumo fazer os recheios e a massa com antecedência deixando apenas a montagem para o fim. 

Palmito...assadinho...pronto para o sacrifício.

De carne...dá para perceber que o recheio bem consistente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário