Ingredientes
Sagu
1 xícara (chá) de sagu
4 xícaras (chá) de água (para o molho)
4 xícaras de água (para o cozimento)
2 xícaras (chá) de vinho tinto suave
1 xícara (chá) de suco de uva puro
1 xícara (chá) de açúcar (aí vai do gosto!)
6 cravos
2 pedaços pequenos de canela em pau
Creme
2 gemas passadas pela peneira
7 colheres (sopa) de açúcar peneirado
1 colher (chá) de essência de baunilha (ou sementes de uma fava)
450 ml de leite integral
2 colheres (sopa) de amido de milho
Como fiz
Sagu
Primeiro coloquei o sagu de molho em 4 xícaras de água. Deixei por aproximadamente 1 hora. O sagu vai inchar,o que vai favorecer o seu cozimento (porque aquelas bolinhas brancas de sagu no meio da gostosura não orrrrna, né?). Depois escorri e coloquei em uma panela com as outras 4 xícaras de água. Deixei ferver até as bolinhas ficarem transparentes. Desliguei o fogo e reservei, até que ficasse na temperatura ambiente.
Quando esfriou passei mais da metade do sagu por um escorredor (de arroz) e "lavei" na água da torneira. Faço isso para tirar um pouco da goma (deixando a textura mais suave) mas deixo um pouco reservado (com a goma) para garantir a viscosidade.
Retornei o sagu para a panela, juntei o vinho, o suco de uva, o açúcar, os cravos e a canela. Mexi até dissolver o açúcar.
Deixei em fogo baixo, mexendo sempre,até que o sagu ficasse totalmente translúcido e na consistência de clara de ovo (mais ou menos 20 minutos). Retirei do fogo, deixei esfriar,coloquei em recipientes individuais e levei á geladeira. É melhor fazer de um dia para o outro, pois o sagu é mais gostoso quando bem geladinho.
Creme de baunilha
Na batedeira bati as gemas (peneiradas) com o açúcar até ficar um creme fofo e claro. Coloquei o leite e o amido de milho bati mais um pouco, passei para uma panela de fundo grosso e levei ao fogo baixo.
Mexi -com a ajuda de um fouet - até que formasse um creme encorpado e começasse a soltar-se do fundo da panela. Retirei do fogo, juntei a baunilha e mexi bem. Passei para um recipiente de vidro, cobri com filme plástico (aderi o filme à superfície do creme, para que não formasse "casquinha") e levei à geladeira até o momento de servir.
O creme é servido sobre o sagu, na quantidade que o freguês quiser.
Fiz como esta na receita ,ficou divino ,amei tanto que estou fazendo novamente ,não fiz o creme ,e acho que não faço agora tambem ,gosto de sentir o sabor puro do sagú,que delicia , obrigado pelas dicas e receita.
ResponderExcluir
ExcluirOi Francisco, também amo o sabor puro do sagu. Uma das minhas sobremesas preferidas. Que bom que a receita deu certinho!