segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Farofa de alho poró com banana da terra



Essa farofa - toda enformadinha - acompanhou uma carne de panela. Se quiser servir só com uma saladinha já está bom demais. Sinceramente? O arroz ou feijão não se faz necessário.
É uma combinação deliciosa - para quem gosta - o sabor crocante da farofa com o doce um pouco azedinho da banana da terra. Não encontrando a danada no comércio substitua por banana nanica. Vai ficar bom também!
Nessa farofa usei a farinha de mandioca branca crua de Antonina que comprei no Mercado Municipal de Curitiba. Vamos combinar que é outro papo, né?
Enformando...

De frente...

Ingredientes
3 bananas da terra maduras, mas firmes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de cebola picadinha
2 xícaras (chá) de alho poró picado em cubos
1/2 xícara (chá) de bacon picado em cubos
sal a gosto
aproximadamente 1e 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca crua e fina
salsinha e cebolinha picadinhas
manteiga para untar a frigideira

Como fiz
 
Primeiro fritei o bacon e depois a manteiga e a cebola. Deixei que a cebola dourasse para acrescentar o alho poró. Refoguei até que murchasse quando acrescentei o sal. Mexi bem para que o sal ficasse bem incorporado. Por último juntei a farinha de mandioca, aos pouco, mexendo sempre (em fogo bem baixo) até a consistência desejada. Deixei no fogo por mais alguns minutos, sempre revolvendo a farofa com uma espátula, até que a farinha ficasse dourada e crocante. 
Acrescentei o tempero verde e reservei.
Descasquei e cortei 2 bananas da terra em três fatias (de comprido) cada. As fatias devem ser grossas o suficiente para sustentar a farofa, mas não exageradamente para não quebrarem quando forem enroladas.
Dourei as fatias na manteiga (bem pouca, apenas o suficiente para dar um saborzinho e não grudar na frigideira, eu utilizei um grelhadeira antiaderente). Quando os dois lados ficaram dourados, retirei do fogo e deixei esfriar um pouco.
Usei uma moldadeira para formatar (não sou muito habilidosa para fazer sem uma "ajudinha")...na verdade um daqueles aros vazados de inox. Coloquei as bananas em torno do aro (parte interna -conforme se vê nas fotos) e preenchi com a farofa. Finalizei com fatias douradas de banana.
Boa! Boa! Mais que boa!
Lembrando: cada fatia rende uma porção.

Vista aérea...

Nenhum comentário:

Postar um comentário