No tamanho ideal..
Imagem: Mariana A.
Vamos falar do Natal? Vergonha alheia,né?. Pois já estamos em fevereiro e ainda não coloquei algumas receitinhas do nosso Natal, que por sinal foi singelo e marcado pela união de nossa família. Todos fazendo o possível para passá-lo com minha mãe, visto que para ela tornou-se difícil juntar-se à nós.
Se Maomé não vai até a montanha...a montanha e seus filhotes montanha vão até ele, né?
Então a ceia foi basicamente voltada para a mamãe...repetindo um pouco o que era meio que "tradição" nas nossas antigas ceias: bacalhau, camarão, lombinho ou pernil, farofinha, pavê (esse não teve..rárárá), bolo de nozes, o manjar branco e alguma sobremesa "surpresa" (dessa vez foi uma torta de limão siciliano que não foi fotografada). As fotos foram feitas pela Mariana (portanto sem nenhuma "produção", "enfeitinho" e otras cositas más, visto que a mesma queria começar a função: comer!). Mas ficou tudo dilícia como se diz por aí. Fiz em forminhas individuais e com duas caldas: a clássica de vinho e ameixas para a mamis e a "muderrna" de frutas vermelhas. Vamos à receita!
Ingredientes
Manjar
1 lata de leite condensado (uso o Nestlé) 2 latas de leite de vaca integral 1 vidro (200 ml ) de leite de coco (o caseiro é melhor) 1/2 xícara (chá) de amido de milho (peneirado)
Para as caldas Ameixa
100 g de ameixas pretas sem caroço 3 colheres (sopa) bem cheias de açúcar 100 ml de vinho tinto seco (favor caprichar um pouco na qualidade do vinho, tá?) 50 ml de água
Frutas Vermelhas
1 e 1/2 xícara (chá) de morangos (bem maduros) picadinhos 1/2 xícara (chá) de mirtilos (blueberry) 1/2 xícara (chá) de amoras 1/2 xícara (chá) de framboesas 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 1/4 xícara (chá) de água
Como fiz
Manjar
Simples demais...Coloquei todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e levei ao fogo (chama mínima) mexendo sempre com o fouet até engrossar. Depois que engrossou troquei o fouet por uma espátula de silicone e continuei mexendo até o manjar começar à se desprender do fundo da panela. Em seguida, coloquei em forminhas levemente untadas com óleo de milho, deixei atingir a temperatura ambiente, vedei com filme plástico e deixei na geladeira até o momento de servir. Dessa vez fiz de um dia para o outro.
Caldas
Ameixa
Coloquei todos os ingredientes em uma panela pequena, alta e de fundo grosso.Mexi bem (até dissolver o açúcar),levei ao fogo (bem baixo) onde deixei (sem mexer) até formar uma calda consistente mas não muito grossa. Retirei do fogo e depois de atingir a temperatura ambiente levei à geladeira já em um pote de vidro, até o momento de servir.
Frutas vermelhas
Em uma panela, coloquei o morango, a amora, o mirtilo, a framboesa e o açúcar. Acrescentei a água e liguei o fogo baixo. Deixei as frutas cozinharem um pouco até que ficassem em consistência de calda espessa. Retirei do fogo e passei pela peneira (é muita sementinha minha gente!). Deixei atingir a temperatura ambiente e levei à geladeira até o momento de servir.
Observação: usei as frutas que tinha disponível, algumas congeladas. Mas a calda pode conter menor variedade de frutas vermelhas, Pode ter até - COM APENAS UMA - que vai ficar delicinha do mesmo jeito.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário