quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mezzaluna de espinafre e ricota


Adoro massas feitas em casa, mas dão um grande trabalho...por isso não faço sempre, além do que abriu uma casa de massas em minha cidade que oferece variedades de massas frescas e de boa qualidade. Então a preguiça às vezes me recomenda: deixa quieto!

Outras vezes a vontade de colocar a mão na massa ou o desafio de tentar fazer algo que não me habitual domina e lá vou eu...dessa vez foi uma mezzaluna (por causa do formato de meia lua)...confesso que não deu tanto trabalho, o que demanda mais tempo é abrir e rechear e ficou algo de delicioso. A massa é muito leve. Eu retiraria o bacon do molho, mas meu filho curte muito essa sabor tão "light" e para agradá-lo (já que ando fazendo linha dura nesse quesito) usei o ingrediente dessa vez.
A receita eu encontrei nesse blog feitonahora.blogspot.com, mas fiz adaptação na massa, no recheio e no molho.

Massa:
300 gramas de farinha de trigo
4 gemas
1 ovo inteiro
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de azeite
1 copo de água morna
Como fiz: Coloquei a farinha em uma superfície própria para sovar (no caso o granito da minha pia), fiz uma cova no meio, onde coloquei as gemas, o ovo, o sal e o azeite. Fazendo movimentos de dentro para fora fui incorporando os ingredientes. Misturei bem, molhando a mão na água morna de vez em quando, até formar uma massa homogênea, macia e fácil de ser trabalha.
Na superfície esfarinhada (mas não muito) abri a massa com o rolo por diversas vezes, até ficar fina, mas não tanto à ponto de não suportar o recheio. Usei um cortador para cortar os círculos, mas um copo serve bem para essa finalidade.
Coloquei o recheio e fechei como um pastel - formando a mezzaluna - com cuidado para não deixar ar dentro da massa. Passei água em torno do círculo, para vedar bem a massa no fechamento, alguns usam clara de ovo, eu uso água e dá certo.
Cozinhei em água abundande com um fio de azeite, após subirem à tona, deixei mais um pouquino (muito pouco merrrmo!!), escorri e coloquei o molho.

Recheio: amassei meia ricota (aproximadamente 150 g) já salgada e acrescentei espinafre picado e salteado no azeite. Misturei bem. Corrigi o sal (deve ficar bem suave) e juntei uma colher de cream cheese para dar um liga bacana. Usei uma colher de café de recheio para cada mezzaluna.

Molho:
1 pote de creme de leite fresco
1/2 cebola picadinha
1 xícara (chá) de bacon picadinho, frito e escorrido de sua gordura
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado grosso
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de manteiga

Dourei a cebola na manteiga, adicionei o creme de leite, a noz moscada e o sal. Deixei reduzir bem. Adicionei então o bacon e a salsinha picada. Coloquei sobre a massa e salpiquei o queijo ralado, que pode ser em maior quantidade, mas acho que deixa o prato um pouco forte demais.

Um comentário:

  1. Vou fazer esta massa, com o recheio de ricota nozes e damasco. Ao.molho pesto. Fica demais de deliciaaaa

    ResponderExcluir