sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tentando fazer o verdadeiro strogonoff


Existem diversas receitas de estrogonofe, strogonoff ou strogonav..como existem variações para o seu nome. O fato é que aqui no Brasil virou aquela coisa de restaurante por quilo, ele que já frequentou as mesas mais finas, sendo flambado diante da elite, nos seus primórdios no país.

Hoje, irreconhecível, comida popular, carregado nos condimentos baratos. Aproveitando que encontrei belos cogumelos frescos -coisa rara até pouco tempo e um belo pedaço de mignon, resolvi fazer um mimo para meu filho (pois já tinha feito antes para a filha) e depois de alguma pesquisa (e como existem receitas do "verdadeiro" stroganov, hein?), optei por essa..que ficou saborosa. Saborosa ela é, se é digna dos czares ...aí é outra coisa...mas agradou a realeza do cafofo aqui.

Ingredientes:

1 kg de filé mignon cortado em tiras, passados em uma mistura de farinha de trigo e pimenta do reino a gosto (depois bata bem a carne para tirar o excesso de farinha)
4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média bem picadinha (prefiro a roxa, de sabor mais suave)
200 g de cogumelos Paris frescos e higienizados, cortados em 4
50 ml de vodka (quando não tenho uso cachaça de boa qualidade)
150 ml de caldo de carne (uso o caseiro, com pouquíssimo sal)
creme de leite fresco (normalmente 150 g) azedado com 1 colher (chá) de caldo de limão
1 colher (sopa) de mostarda de boa qualidade (usei a Heinz, mas a Dijon fica melhor)
1 pitada de páprica (pode ser picante ou não, depende do gosto)

Como faço:

Derreto 2 colheres de manteiga até espumar e coloco a carne. Douro rapidamente e a retiro para não perder o suco. Reservo.
Coloco nessa mesma panela as 2 colheres restantes de manteiga e nela douro a cebola picadinha, junto então os cogumelos e deixo "suar". Só depois acrescento a vodka e flambo (muito cuidado nessa hora para não se queimar). Coloco então o caldo de carne e o creme de leite que foi adicionado do suco de limão. Corrijo o sal e deixo reduzir bem, até que o creme de leite esteja encorpado.
Só então acrescento a mostarda, a páprica e a carne reservada. Deixo aquecer bem.
Sirvo com a tradicional batata palha e arroz branquinho. Mas na próxima vou tentar servir com chips de mandioquinha.

Realmente é outra coisa, moçada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário