sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Torta de Cogumelos

Tinha uns cogumelos paris frescos e com bom preço dando sopa no supermercado, o que é raro por aqui. Comprei e como eram muitos, fiz strogonoff com ele (receita já postada aqui) e esta torta de cogumelos aberta...ficou uma coisa meio assim: uma mistura de torta (devido à massa) e de quiche (devido ao recheio). Mais que aprovada! Vamos à ela...
Ingredientes para a massa:
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
170 g de manteiga ou margarina (com manteiga é sempre melhor, mas a Amélia Mix dá excelentes resultados)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo ou um pouco mais.

Coloco o leite, a manteiga e o fermento, só então adiciono a farinha, aos poucos, mexendo sempre com a ponta dos dedos, nunca sovando...quando se forma uma massa homogênea e que solta das mãos , embrulho em um filme plástico e levo para a geladeira por pelo menos 40 minutos.

Ingredientes para o recheio:

2 xícaras (chá) de cogumelos paris, limpos e cortados ao meio.
3 ovos
360 ml de creme de leite fresco
salsinha e cebolinha (opcional)
1 xícara de queijo parmesão ralado grosso
sal e pimenta à gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola média picadinha
noz moscada ralada

Douro a cebola na manteiga e acrescento o cogumelo, deixo "suar", ele vai dar uma murchada. Retiro do fogo e reservo. Em uma vasilha à parte, coloco os ovos, o sal, a pimenta, a noz moscada ralada, o queijo ralado e o creme de leite. Verifico o sal, tomando cuidado, pois o queijo ralado já é salgado. Adiciono o cheiro verde picado.

Montagem:
Forro uma forma já untada e esfarinhada com a massa, de preferência forma baixa e de fundo removível, própria para tortas. Espeto com um garfo essa massa e levo para pré-assar por aproximadamente 20 minutos em forno médio (180 graus). Muitos forram a massa com alumínio e colocam feijão sobre ele para que a massa não deforme. Eu apenas forro com o alumínio e aperto levemente, tem dado certo.
Após a pré-assada , retiro do fogo e misturo o creme que já foi acrescido do refogado de cogumelos e levo novamente ao forno, até que a superfície do creme do recheio esteja dourado.

Bom demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário