quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Torta de Nozes Maravilhosa para o Natal


Fiz essa torta para a ceia de ano novo, a massa é deliciosa, o recheio tudo de bom e a cobertura uma loucura... A receita da massa tirei do blog Rainhas do lar. que dá o crédito ao chef Gordon. É maravilhosa. O recheio é uma receitinha que uso sempre e a cobertura tirei do blog Temperando a Vida com Ana Toscano...o resultado foi um sucesso que com certeza será repetido aqui nesse cafofo.

Massa:
Coloque 250 g de manteiga - sem sal - amolecida à temperatura ambiente junto com 180 g de açúcar na batedeira, bata até ficar macio e cremoso. A dona do rainha avisa: não é para ficar fofo, não é bolo,viu gente?
Na receita é indicado que se junte as sementes de 3 ou 4 favas de baunilha, juntei de apenas duas e o sabor ficou muito bom e marcante. Com a batedeira na velocidade baixa adicione 2 ovos grandes, um a um - eu peneirei as gemas antes.
Cuidado para que a massa fique bem misturada, inclusive incorporando a massa das laterais da batedeira. Junte 500 g de farinha de trigo que foi peneirada com 1/2 colher-chá- de sal. Adicione aos poucos, com as pontas dos dedos, sem sovar em 3 ou 4 etapas.
Transfira a massa para uma superfície esfarinhada e sove bem de leve, bem de levinho até que forme uma bola uniforme. Divida em 3 ou 4 porções - dividi em apenas duas-embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.
Recheio:
Fiz o recheio básico que uso quando a torta pede recheio, ponho para ferver 300 ml de leite. Antes disso, misturo 3 gemas peneiradas, 1 xícara de açúcar também peneirado, 2 colheres -sopa- de manteiga sem sal e 2 e 1/2 colheres-sopa- de amido de milho - para mim a eterna Maizena, dissolvido em um pouquinho de leite. Misturo muito bem e junto o leite fervido e muito quente à essa mistura, deixo no fogo baixo e mexo até engrossar.
Retiro do fogo e deixo ficar morninho, só então acrescento 100 ml de creme de leite e baunilha, dessa vez utilizei sementes de uma fava. Deixo esfriar, coberto para não formar película.

Cobertura:
1 xícara-chá- de manteiga sem sal
1 xícara-chá- de açúcar mascavo
06 colheres- sopa- de mel
4 colheres-sopa- de creme de leite sem soro
1 pitada de sal
200 gramas de nozes

Levo os ingredientes do recheio ao fogo e mexe bem até grudar nas costas da colher de pau.Depois retiro do fogo e acrescento o creme de leite. Na receita da Ana são indicadas 12 colheres de sopa de mel, utilizei apenas 6 e caramelou legal.

Montagem: Forro com a massa as laterais e o fundo uma forma baixa para torta, já untada e esfarinhada, tomo cuidado para que não fique grossa . Depois faço furos no fundo da forma com a ponta de um garfo e levo para assar, muito cuidado nessa hora, ela assa rápido. Retiro quando está dourada. Espero esfriar.
Espalho o creme básico sobre a torta e sobre ele as nozes carameladas, que devem ser colocadas ainda quentes, antes que grudem na panela. Por isso é importante que a torta já esteja montada com o creme e que as nozes carameladas sejam feitas por último, depois das outras etapas -massa, recheio e montagem da massa assada com o recheio - levo à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir. Dilicinha....


Nenhum comentário:

Postar um comentário