sexta-feira, 10 de junho de 2011

Beatles e outra massa para torta doce


imagem: http:// www.lastfm.com.br

Let me take you down (deixe-me te levar)

cause I'm going to (porque eu estou indo aos)
strawberry fields (campos de morangos)
Nothing is real (nada é real)
and nothing to get hung about (não há por que esperar)
strawberry fields forever (eternos campos de morangos)

Precisa dizer de quem é? Tá bom..Beatles forever!

Então... junto com a temperatura amena aparecem os morangos mais vermelhos e doces da temporada e vamos aproveitar: bolos, tortas, sorvetes e frozens (mesmo no frio..sim..sim..), geléias (para quem tem o dom) e tudo quanto for de delicioso.
O morango é lindo mesmo, enfeita bordadinhos, porcelanas e o que mais a imaginação mandar.
Dessa vez venho com uma torta semelhante à que já postei aqui (o recheio é o mesmo), mas a massa é outra que vi em um vídeo,receita do chef Luiz Farias, a torta era de limão. Achei a massa ótima, deliciosa mesmo, rende bastante dá para fazer duas formas de 20 cm de diâmetro ou várias individuais.

Massa

Ingredientes
250 g de margarina (usei Amélia Mix sem sal)
400 g de farinha de trigo peneirada
125 g de açúcar peneirado
2 gemas (peneiradas)
1 colher (chá) de raspas de limão

Como fiz:

Coloquei a farinha sobre uma superfície (no caso sobre o granito da pia), abri um círculo no meio e nele coloquei a manteiga (gelada) em pedaços, o açúcar, as gemas e as raspas do limão. Primeiro misturei bem esses ingredinetes só depois fui juntando a farinha, puxando-a para dentro do círculo com a ponta dos dedos, nunca sovando, até formar uma massa homogênea. Embrulhei essa massa em um filme plástico e levei à geladeira por 30 minutos. Forrei uma forma (untada e esfarinhada) com essa massa e levei ao forno até ficar dourada. Depois da massa fria, coloquei o recheio, cobri generosamente com morangos e apliquei a geléia de brilho.

Geléia de Brilho
Ingredientes
1/4 copo de açúcar
1 copo de água
1/4 pacote de gelatina sabor morango
1 colher de amido de milho (Maizena)
Como fiz:
Dissolvi a maizena em meio copo de água.
Em seguida acrescentei ao meio copo restante os demais ingredientes e levei ao fogo até ferver. Mexi até engrossar. Deixei mais um pouco,em fogo baixo, para terminar o cozimento do amido. Mantive na geladeira até esfriar e só depois apliquei sobre os morangos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário