terça-feira, 14 de junho de 2011

Risoto de calabresa e bacon


Tá lá na wikipédia a definição de linguiça calabresa:
É um tipo de linguiça condimentada com pimenta calabresa. Criada no Brasil possívelmente sob influência da imigração italiana.
Eu pensava que era um coisa assim: "tipo" !!
Ou seja um genérico, similar, imitação ou seja lá o quê de uma linguiça originária da Calábria. Como temos o queijo "tipo" parmesão, brie, mascarpone e por aí vai. Mas parece que a questão é a pimenta calabresa, ou seja, é a adição dessa pimenta que apelida essa apreciada linguiça. 
Li também que a cobertura de linguiça calabresa para pizza é uma das campeãs de pedidos Brasil afora. Mas também tem invadido vários redutos: pastéis, até coxinha (eu sempre relaciono "coxinha" com carne de frango, será porquê, hein?), rissoles, lasanhas e até no mineiríssimo pão de queijo. 
Eu,particularmente, sou contra essa adição de tudo em tudo. Pizzas com verdadeiros edifícios de coberturas em cima, pastéis com tudo dentro, hot dog com purê e pão de queijo com tudo, menos o queijo.
Mas quando essa linguicinha aparece em determinado pratos como farofa, feijão, recheio de alguns pães ou simplesmente acebolada como aperitivo...não tem para ninguém. Experimentei dessa vez no risoto, apenas ela, temperos e bacon. 
Fiz rapidinho, sem muita pretensão, e ficou muito gostosinho!

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) azeite
1 cálice de vinho branco seco
1/2 xícara (chá) bacon picadinho, frito na própria gordura
1 xícara (chá) de cebola picadinha
1 litro (aproximadamente) de caldo de legumes
1 xícara (chá) de linguiça calabresa, sem pele, fatiada e frita rapidamente na própria gordura
1/2 xícara (chá) de polpa de tomate
sal a gosto
cebolinha e salsinha picadinhas a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga (para a finalização)

Como fiz:
Fritei o bacon e a calabresa separadamente. Escorri a gordura e reservei.
Em uma panela de fundo grosso e larga dourei a cebola na manteiga e no azeite . Acrescentei o arroz, incorporei o vinho branco e deixei que esse evaporasse. Acrescentei a polpa de tomates e um pouco de sal. 
O processo foi o de todo risoto: acrescentando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre até o arroz ficar cremoso, macio porém "ao dente" ...é nessa etapa que corrijo o sal, se necessário. Só então coloquei o bacon e a calabresa. Retirei do fogo, juntei a manteiga reservada  o cheiro-verde rapidamente, agregando bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário