terça-feira, 14 de junho de 2011

Pão recheado do Jurandyr


                                 Recheio de calabresa e pimentão

Gosto muito do Jurandyr Afonso,aquele culinarista que sempre ia no Note e Anote e agora vai no Programa do Bork na Band. Na verdade fiz bem poucas receitas dele, normalmente bem elaboradas..mas o acho como diria a Hebe: uma gracinha!
Tenho tido pouco tempo para ver programas culinários e quando vejo tem sido os do GNT...adoro as receitas do bonitão Chuck, que acho sempre atraentes. Dia desses, passei pela Band e lá estava o Jurandyr dando essa receita. Resolvi fazer, ficou uma delícia. Pena que cortei muito quente (culpa da gula familiar) o que impede que a foto ( que é de celular, ruim de natureza) mostre toda a fofura da massa...

Ingredientes para a massa:
Aproximadamente 700 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) açúcar
1 e ½ xícara (chá) de leite
40 g de fermento biológico fresco
70 g de manteiga sem sal
½ xícara (chá) de mandioquinha cozida, espremida e ainda morna.

Como fazer:
Bater a manteiga, o sal, o açúcar, a mandioquinha, o fermento e o leite morno na batedeira pelo menos 5 minutos. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, aproximadamente 2 xícaras. Em um balcão colocar a massa e ir adicionando a farinha, sempre sovando, até incorporar bem e soltar das mãos. Sove muito bem! Reserve 1 xícara (chá) de trigo para usar depois.  Deixe a massa crescer em recipiente coberto com filme plástico e em local escuro. Depois de dobrar de volume, sove mais um pouco juntando a farinha de trigo se necessário. 

Recheio:
Calabresa em rodelas fritas levemente, tomate (temperado com sal e deixado em peneira para escorrer a água que forma), pimentão e cebola (tudo em meias rodelas). Colocar queijo prato sobre a massa antes do restante do recheio. Enrolar, pincelar com água e polvilhar com gergelim. 
Fiz dois pães: um com o recheio de calabresa e outro com lombo condimentado (Hans), queijo prato, tomates cereja picados e manjericão com uma regadinha de azeite.
Levar ao forno pré-aquecido em temperatura média (aproximadamente 180 graus) e asse até dourar bem.

O Jurandyr também deu a opção de recheio à portuguesa:
Ovos cozidos
Presunto
Azeitonas pretas e sem caroço
Cebola passada no azeite quente
Palmito passado no azeite
Pimentão passado no azeite
Queijo prato.
O procedimento de montagem é semelhante ao do recheio de calabresa.

                                 Recheio de lombo condimentado e manjericão

Nenhum comentário:

Postar um comentário