segunda-feira, 6 de junho de 2011

Lasanha de abobrinha - Sexta Feira Santa

Toda sexta-feira santa é o mesmo dilema, o que fazer de opção - sem qualquer tipo de carne - para meu filho que não come nada que tenha tido o corpitcho molhado pelo mar.
Dessa vez foi uma lasanha de abobrinha, que afinal todo mundo provou um tiquinho, gerando protestos veeementes do detentor da iguaria.

Ingredientes:

3 abobrinhas caipiras (cabeçudas) verdes, cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) azeite
massa para lasanha
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
noz-moscada ralada na hora
sal a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
parmesão ralado grosso a gosto (aproximadamente 1/2 xícara de chá)
2 latas de tomatti pelatti (ou o equivalente de polpa de tomate triturada)
1 cebola grande micropicadinha (separo 2 colheres (sopa) e reservo)
1 colher (café) de açúcar
3 colheres (sopa) de azeite
folhas de manjericão
300 g (aproximadamente) de muçarela.

Como faço:

Primeiro preparo os molhos, começo pelo molho de tomates.
Douro a cebola (menos 2 colheres de sopa) no azeite e coloco os tomatti pelatti triturados, acrescento 1 lata de água (a mesma lata dos tomatti), o manjericão, o sal (pouco) e o açúcar (se for necessário, dependendo da qualidade do tomatti não é necessário). Abaixo o fogo ao mínimo, mexendo de vez em quando.
Para o bechamel (molho branco) douro as colheres de cebola reservadas na manteiga, coloco noz-moscada moderamente (o sabor é forte, cuidado!) e a farinha de trigo, mexo com o fouet até a farinha formar uma pasta, tudo isso em fogo baixo, vou acrescentando o leite aos poucos e mexendo sempre para não empelotar (momento tenso -by minha filha), superado esse "obstáculo" acerto o sal. Fora do fogo junto o creme de leite e incorporo bem.

Corto as abobrinhas em rodelas finas, passo um pouco de sal e as deixo em uma peneira para escorrer a água que solta, após lavo-as rapidamente e as seco com papel toalha. Em uma frigideira quente coloco azeite (as 2 colheres reservadas) e salteio as abobrinhas rapidamente, devem ficar macias, pero no mucho (ao dente). Reservo.
Cozinho as folhas da lasanha em bastante água e SEM óleo (óleo na água impede que o molho tenha boa aderência à massa). Escorro.

Montagem:

Pincelo um refratário com azeite, disponho a primeira camada de massa, sobre ela coloco uma camada de abobrinhas, cubro com a muçarela e finalizo com o molho de tomates. Repito essa operação, de maneira que a última camada seja de massa. Cubro então com o molho branco e salpico generosamente o queijo ralado por cima. Se quiser pode-se regar esse queijo com azeite. Levo ao forno até gratinar.

Esssa lasanha transforma qualquer sexta-feira santa em em sexta-feira da gula. Irresistível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário