quinta-feira, 9 de junho de 2011

Lagarto ao molho de vinho e pimenta rosa

Em São Paulo conhecido como lagarto, aqui no Paraná como posta branca. É um pedaço de carne bovina compacto, com pouca gordura, que faz com que muitos não a apreciem, pois a consideram seca. Muito usada na famosa "carne louca" paulista, presente nas festinhas de aniversário da minha infância e adolescência. Hoje para se menosprezar uma festa,dizer que é brega, caem de pau em cima da carne louca, do croquete e do cajuzinho.
Coisa de quem levou o esnobismo a tal ponto, que nem os sabores brasileiros escapam. Até o brigadeiro para ser inserido nesse meio "refinado" tem que vir com griffe, vira o brigadeiro gourmet.
De fato fica delicioso com ingredientes mais nobres, mas cá entre nós, a gente já não se deliciava com ele com o Nescauzinho de sempre?
Gosto de conhecer e apreciar bons ingredientes, acho que o paladar, como tudo, pode ser aprimorado. Mas acredito também que esse aprimoramento não deve vir atrelado ao esnobismo.
Mas afinal o negócio hoje é esse lagarto, vamos a ele!


Ingredientes:
1 pedaço de lagarto de aproximadamente 1 kg (limpo)
2 colheres (sopa) de mostarda de boa qualidade
4 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de vinagre (usei o balsâmico)
sal (cuidado)
2 folhas de louro
1/2 xícara (chá) + 3 colheres (sopa) de azeite
1 cenoura média cortada em tiras
1/2 gomo de linguiça calabresa sem pele, cortada em tiras
2 fatias de bacon também em tiras

Para o molho:
1 colher (sopa) manteiga
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1 colher (chá) de pimenta rosa
1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco de boa qualidade
1/2 colher (sopa) de maizena
1 xícara (chá) de água
salsinha e cebolinha picadas

Como faço:
Limpo o lagarto e faço um buraco em seu interior tomando o cuidado para não perfurar a carne.
Misturo o alho, a mostarda e o sal. Besunto o interior do lagarto com parte dessa mistura. Recheio o lagardo com as tiras de cenoura, linguiça e bacon.
No recipiente onde se encontra a mistura de alho, mostarda e sal, acrescento o azeite e o balsâmico, misturo bem. Com a ponta de um perfurador ou mesmo um garfo faço pequenos furos na peça de lagarto, coloco o tempero sobre ele e misturo bem. Junto o louro e coloco em recipiente fechado com filme plástico ou tampa. Deixo a carne nessa mistura, na geladeira, por pelos menos seis horas. De vez em quando virou a peça.

Em uma panela coloco 3 colheres (sopa) de azeite e uma pitada de açúcar e deixo esquentar bem. Junto o lagarto e douro bem dos dois lados, tomando cuidado para que não se queime, junto um pouquinho de água a cada vez que acho necessário, até que a carne atinja um tom dourado.

Observação: Se tiver tempo pode ser feita na panela comum, deixando uma vasilha com água quente próxima e colocando água de sempre em sempre até a carne ficar macia. Esse processo exige mais atenção e leva mais tempo.

Eu prefiro usar a panela de pressão quando estou sem tempo ou paciência, coloco meio litro de água quente sobre a carne após dourá-la e deixo no fogo por uns 15 minutos. Abro a panela (sem a pressão, hein?), verifico se está macia, se não estiver, acrescento mais um pouco de água. Repito essa operação (diminuindo o tempo para 10 minutos) até a carne ficar macia. Desligo o fogo.

Quando o molho que fica na panela esfria, transfiro para o liquidificador e junto a xícara de água e a maizena. Liquidifico e passo por uma peneira. Reservo.
Em uma panela douro a cebola na manteiga, junto o líquido peneirado e mexo até que engrosse, adiciono o vinho e abaixo o fogo. Espero o vinho evaporar. Se necessário acrescento mais um pouco de água durante o processo.
Finalizando o molho corrijo o sal e junto a pimenta rosa e o cheiro verde.
Fatio o lagarto e disponho o molho ao redor ou deixo o molho à parte para que cada um coloque a quantidade desejada sobre sua fatia.
Parece difícil, mas não é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário