Só preciso de uma saladinha verde, hiper fresquinha e um arroz branco gloriosamente soltinho... |
Carne de panela faz parte do repertório das comidinhas caseiras. Comida da mamãe, da vovó e da titia. Tenho certeza que a maioria dos filhotes brazucas que saem de casa quando retornam para a casinha da mamãe pedem uma carninha de panela, que pode ser desse ou daquele jeito, mas sempre muito aromática e saborosa.Lembro que meus filhos sempre pediam as comidas "domingueiras", "festeiras", "feriadeiras"...hoje, quando retornam pedem sermpre o mais básico: purê de batatas, bifes à milanesa ou rolê, creme de espinafre,abobrinha batidinha e carne de panela (entre outras coisas). Faço essa carne com acém (que fica óteema!!) ou com lagarto (aqui no Paraná conhecida como "posta branca"). O cheirinho na cozinha, lembra para todos nós, os aromas antigos e dá uma "xodade".....
Ingredientes
1 e 1/2 Kg de lagarto (posta branca) em peça inteira
6 dentes de alho bem amassados
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) mostarda
1/4 de xícara (chá) de vinagre de boa qualidade
sal à gosto
1/2 xícara (chá) de azeite
pimenta à gosto (pode ser do reino, dedo-de-moça, biquinho)
cheiro-verde micropicadinho
1/2 xícara (chá) de bacon magro picadinho
4 batatas inglesas grandes cortadas ao meio
1 cenoura grande cortada em rodelas
1 cebola grande cortada em pétalas grossas
1 xícara (chá) de ervilhas frescas ou congeladas (never, mas never merrmo.. de lata!!)
Como faço
Limpo bem a peça de lagarto, essa carne tem muitas fibras, rija e muito compacta, por isso boa para ser fatiada. Junto os temperos (alho, pimenta, sal, louro, um pouco do cheiro-verde, o vinagre, a mostarda e o azeite) e besunto bem a carne com eles, não esqueço da dar umas perfuradas na bichinha para que o tempero penetre. Faço isso de véspera. Acondiciono em um recipiente e fecho bem com um filme plástico. Havendo boa vontade, paciência, dedicação e etc..etc..é bom virar a bichinha de vez em quando.
Depois dessa etapa: vamú naná! vamú naná! vamú naná!
Eis que o sol aparece e estamos em um outro dia. Hora de finalizar a carninha.
Se tiver boa vontade, dedicação, abnegação, tempo e paciência faça na panela normal, fica mais gostosa, mas aí minha nega, cê tem que ficar de "zóio", pingando água quente de vez em sempre. Ou seja: essa carne vai ser durante algumas horas seu bebê precioso, exigindo mil cuidados.
Se não tiver a boa vontade, o tempo e o saquinho necessários faça na panela de pressão. Vai ficar gostosa também.
Coloco as 2 colheres (sopa) de azeite junto com o bacon na panela bem quente, deixo o bacon derreter, adiciono então a carne, selo os dois lados rapidamente. Passo então para o processo de "dourar', adicionando um tiquinho de água e virando sempre, até que ambos os lados estejam bem douradinhos.
Essa carne da foto fiz na pressão..por isso, juntei 700 ml de água bem quente, deixei levantar fervura, tampei e deixei por 20 minutos depois que começou a chiar. Retirei a pressão e verifiquei se a carne já estava macia, mas foi necessário mais um pouco de água e mais 10 minutos na pressão. Após esse tempo juntei as batatas, a cebola e a cenoura, levei à pressão novamente e 8 minutos bastaram. Tirei da pressão, juntei as ervilhas e deixei a panela (sem tampa) em fogo bem baixo até formar um caldo encorpado. Retirei do fogo e taquei-lhe cheiro verde, para dar aquele "arremate".
Observação: o tempo de cozimento vai depender da panela e do fogão. Pode variar muito, para menos ou para mais. Por isso é importante depois dos 20 minutos iniciais, diminuir o tempo para verificar a maciez da carne. É importante também que se retire toda a pressão da panela antes de abrir a tampa, afinal estamos preparando uma carne e não um desastre doloroso na cozinha, né não?
Pena que tive uma existência tão curta... |
Menina do céu! Nunca achei uma receita tão engraçada e aparentemente correta! Farei agora mesmo, com muita alegria e se tudo der certo com muita boa vontade para virar a bichinha, kkkkk
ResponderExcluir