quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Filé à parmegiana, Bruna e amizades....

Tô ou não tô bonitão?
Imagem: Felipe
Essa moça sorridente e bonita aí de baixo...pronta para atacar um filé à parmegiana e um nhoque "ixxperrto" feitos por essa que vos escreve é a Bruna. Amiga da minha filha de faculdade. Agora também Engenheira de Alimentos.
Gosta tanto de uma cervejinha, que seu toque no celular era: " E aí vamos tomar uma Skol (ou Brahma)?"
Assumidamente "folgada" quando se trata de ajudar nos afazeres domésticos, não é folgada no mais importante: ser amiga e solidária nos momentos certos!
Bruna, muito sucesso em sua caminhada profissional e pessoal também. Você merece!

A receita original do Filé à Parmegiana não leva muçarela (ai que está difícil não escrever: mussarella!) mas apenas o queijo parmesão ralado grosso. Aqui no Brasil  sofreu o acréscimo de presunto cozido e da muçarela. E se fizermos de outro jeito, parecerá que falta alguma coisa. Como já declarei aqui no bloguito, sou daquelas que não gostam de excesso de ingredientes por isso prefiro o filé apenas com parmesão. Mas como fiz para Bruna, Felipe e Mariana...fiz do jeito deles...afinal temos que respeitar clientes tão seletos.

Ingredientes

1 kg de filé mignon cortado em bifes grossos
sal a gosto
2 ovos batidos
Farinha de trigo o suficiente para empanar os filés
Farinha de rosca o suficiente para empanar os filés
1 kg de tomates bem maduros ou 2 latas de tomates pelados
1 cebola média micropicadinha
3 colheres (sopa) de azeite
1 ramo de manjericão
1 folha de louro
1 colher (café) de açúcar (caso seja necessário)
150 g de presunto cozido fatiado
300 g de muçarela
2 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado grosso.

Como faço

Começo pela limpeza da carne. Não tempero porque o molho dará conta de adicionar sabor à carne. Passo então os filés pela farinha de trigo, ovos batidos e por último pela farinha de rosca. O clássico processo do bife à milanesa. Levo os filés empanados para a geladeira, para que a casca formada pelas farinhas e pelos ovos fiquem bem aderidas à carne.
Início então o molho. Bato os tomates pelados (sem as sementes) no liquidificador caso use tomates frescos (como foi o caso de filé) retiro a pele e as sementes e também passo pelo processador ou liquidifico (mas não muito, bom deixar meio grosseiro, para sentir pedacinhos de tomate).
Refogo a cebola no azeite até ficar transparente e junto o tomate, o louro e o manjericão. Se forem usados tomates pelados italianos não é necessário quebrar a acidez, mas sendo tomates brasileirinhos é bom adicionar o açúcar. Coloco um pouco de sal,sempre menos do que acho necessário. Abaixo o fogo e deixo o molho encorpar com calma e sem tensão. Quando o mesmo atinge o ponto, corrijo o sal, retiro o manjericão e o louro e deixo esfriar.
Bora...terminar os filés. Em uma frigideira coloco óleo suficiente para cobrir os danadinhos. Deixo aquecer bem.
Frito então os filés até atingirem uma linda cor dourada. Retiro e coloco em um recipiente que possa ir ao forno.
Coloco uma fatia de presunto cozido e duas de muçarela sobre cada um deles. Rego com o molho de tomate e salpico o queijo parmesão ralado generosamente. Finalizo banhando o parmesão com um bom azeite.
Levo ao forno até que os queijos estejam derretidos.
Depois é só apreciar. Como a Bruna...vejam o sorriso pré ataque ao filé da moça!!!
Que felicidade da Dona Bruna...!!!
Imagem: Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário