sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Preço de Todas as Coisas


Para alguns, os poucos privilegiados com recursos abundantes e que sobram para o luxo, o valor das coisas está em apenas tê-las.
Mas ter algo "além" do que os outros possuem. Algo que os diferencie e grite aos outros: somos diferentes!!!
O luxo excessivo, além do conforto e da beleza, é sempre uma forma de apresentação. Para os homens sinal de poder, para as mulheres sinal de ostentação.
Imagem: blog.al.com
É famosa a frase (não sei se de um economista): "não existe almoço grátis...".
O livro que comprei no Carnaval - pois coloquei como uma das minhas metas para esse ano comprar pelo menos 1 livro por mês....chama-se "O Preço de Todas as Coisas", cujo autor é Eduardo Porter, na capa está escrito: " Uma discussão cativante, provando a máxima de que tudo tem um preço. Tudo mesmo: trabalho, mulheres, até mesmo fé e futuro".
O livro despertou meu interesse quando li sua resenha em uma das revistas semanais. Pelo pouco que já li do mesmo eu gostei. A linguagem é simples, agradável, de fácil percepção para os leigos em Economia como eu.
Através dele fiquei sabendo que o preço da vida humana é calculado em vários países para orientar políticas públicas. Fico sabendo também que para uma menina miserável em uma país pobre que tira sua subsistência dos lixões, a saúde futura que pode ficar comprometida com o manuseio da sujeira importa pouco, o valor das coisas para ela se resume na sobrevivência diária: ou seja, no que ela pode retirar desse lixo que lhe garanta mais um dia de alimento ou moradia.
O valor de todas as coisas é diretamente ligado ao poder aquisitivo de cada um: havendo recursos, alimentos orgânicos muito mais caros que os demais adquirem um valor extraordinário. Se os recursos são parcos, restos de uma feira adquirem um valor extraordinário também. Talvez até mais, pois não se trata de  escolha por uma vida mais saudável mas sim a única opção de alimentação.
No sumário fico sabendo sobre o que lerei: os preços estão por toda parte, o preço da vida, da felicidade, das mulheres (mas não falam do preço dos homens...sendo que hoje também são compráveis por mulheres de posses), do trabalho, o preço do grátis, da cultura, da fé, do futuro e até...quando os preço falham.
Imagem: http://www.americanas.com.b
Li alguns capítulos e estou gostando muito. Talvez minha relação com o dinheiro mude. Talvez o preço que dou à coisas essenciais para minha vida também mude. Uma certeza eu já tenho: quem ler o livro muda - pelo menos um pouco - sua visão sobre o valor do que acha importante para sua vida. 

Não existem almoços " de grátis"...há sempre um interesse de lucro futuro quando ele é oferecido...
Votos, compra futura, cumplicidade,sexo ...e por aí vai.
Imagem: blog.castsoftware.com

Em tempo: A frase muito conhecida é de Milton Friedman. "There ain't/is no such thing as a free lunch".


Nenhum comentário:

Postar um comentário