sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cuca de calabresa do Jurandyr Affonso


A foto não ficou boa, mas dá para perceber que o miolo é macio e a cobertura bem crocante...hummmmm!
Foto: Felipe

 À César o que é de César. Sempre conheci essa receita como uma criação de Jurandyr Affonso. Posso estar enganada. Mas lembro que anotei essa receita quando ele a apresentou em um programa de culinária na TV, se não me engano no extinto Note e Anote.
Enfim, lá se vão alguns anos, e vira/mexe eu faço aqui no cafofo. Principalmente quando meu filho está, pois o quitute reúne alguns ingredientes preferenciais do rapaz.
Eis que outro dia, lendo o resultado de um Concurso Culinário promovido pela Revista Ana Maria, em que uma das exigências era a "criatividade" vejo esse receita entre as classificadas. Perdi algo?
Li a receita inteira para ver se era outra criação com o mesmo nome. Mas percebi que era praticamente igual senão totalmente. Então eu posso pegar uma receita sucesso em casa, mandar para um concurso e esquecer o item "criatividade"? Desculpe-me a moça que enviou a receita, mas não será uma ou duas modificações que tornam uma receita nossa (isso se houve alguma modificação).
Por isso, mais do que nunca vamos deixar bem claro: se a receita original não é do Jurandyr Affonso, no mínimo ele a popularizou. E se dele não for, dos outros que a fizeram depois que ele a divulgou é que não será mesmo.
Ou então a receita original é dela e foi emprestada ao Jurandyr. Gostaria de saber.....
Recomendo fortemente à Revista Ana Maria que exclua o item "criatividade" como um dos requisitos para o concurso. Fica melhor assim! 

Ela sai bonita do forno...bem crocante por fora por causa da cobertura e macia por dentro
Imagem: Felipe

Ingredientes

Massa

4 ovos inteiros
1/3 copo (requeijão) maionese (usei a Hellman's)
2/3 copo (requeijão) óleo de milho
1 copo (requeijão) de leite
100 g queijo parmesão ralado (grosso)
1/2 colher (café) de açúcar
orégano seco (a gosto)
2 e 1/2 copos (requeijão) farinha de trigo
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) salsinha picada
1 colher (sopa) cebolinha picada

Recheio

2 gomos de linguiça  calabresa defumada, sem pele, picadas
3 dentes de alho levemente dourados no azeite (receita original é cru)
2 colheres (sopa) de salsinha
150 g presunto cozido, fatiado e  picado

Cobertura 
1 bisnaga queijo Catupiry (aproximadamente 300 g)
3 tomates inteiros picados
sal, azeite e orégano a gosto
1/3 pacote (200 g) de biscoito Cream Cracker esmigalhado grosseiramente
50 g de queijo parmesão ralado grosso

Como fazer

Essa massa é feita na batedeira, pois é um pouco pesada. Bater os ovos até que dobrem de volume e fiquem claros. Junte a maionese e o óleo e bata mais um pouco. Acrescente o leite, a farinha de trigo, o queijo ralado e o açúcar, bata até que os ingredientes se incorporem. Os ingredinetes restantes - orégano, salsinha,cebolinha e o fermento - adicionar manualmente (com a batedeira desligada) com o auxílio de um pão duro. Mexer delicadamente devido ao fermento. Colocar então a massa em uma forma untada e esfarinhada, normalmente um pirex retangular grande. Desse vez fiz em uma forma de alumínio que comportou bem a massa, recheio e cobertura.
Observação: normalmente não é necessário colocar sal na massa, visto que o queijo parmesão e a maionese já o contém.
Recheio: Na receita original a linguiça defumada não é frita, eu dou uma ligeira fritada, pois como tem a cobertura, eu acho que ela não fica bem assada. Fritar levemente a linguiça, retirar do fogo e misturar o alho (que também não uso cru, dou uma leve dourada no azeite), o presunto e a salsinha. Colocar sobre a massa que já está na assadeira ou no refratário.
Cobertura: Misturar os tomates picados (eu retiro a pele e as sementes) com o sal, o azeite e o orégano.  Colocar sobre o recheio. Adicionar sobre eles o biscoito grosseiramente triturado misturado com o queijão parmesão ralado e só então espalhar o Catupiry, regar com azeite e levar ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.
Recomendo assar em refratário transparente que possibilita um acompanhamento melhor do assamento. Pois devido à cobertura a massa não fica dourada por cima e pela cremossidade do Catupiry ao derreter, o teste do palito fica falho, pois não saírá seco.

Cortamos a cuca ainda muito quente - e viva a gulodice!! - então a fofa ficou assim, sem elegância, esbagaçada.
Cortada na temperatura certa rende uns pedaços bem charmosos....
Imagem: Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário