domingo, 1 de agosto de 2010

Bacalhoada de Forno


Bacalhau é aquele negócio, todo mundo tem seus truques para dessalgar, sua receita de família..mas vamos combinar..é sempre muito delicioso. Para mim o primeiro segredo é não economizar na qualidade do bichinho, o sucesso de uma receita de bacalhau está -em minha opinião - praticamente concentrado na qualidade do produto. Bacalhau de boa origem e principalmente não comprar gato por lebre, existem vários tipos de bacalhau, superiores e inferiores. Um bom azeite, ingredientes super selecionados e um cuidado maior com o sal e o tempo de cozimento do bacalhau, ajudam a garantir um prato delicioso.
Eu sempre tive muito receio de dessalgar o bacalhau, dificilmente erro, mas já errei algumas vezes. Ultimamente, tenho comprado um bacalhau já dessalgado, então me estresso menos. E também pela questão higiene, andei comprando bacalhau no supermercado, de excelente qualidade, mas que apresentavam problemas quando à esse aspecto, cheguei até a encontrar um parasita comum em bacalhau. Nojo!!!!
Então tenho comprado dessa marca aí de cima. O lombo é alto, daqueles que se separam em camadas e muito claro. O sal vem no ponto.

Ingredientes:
1 e 1/2 kg de bacalhau
azeite extra virgem
louro
8 batatas médias, pré-cozidas e descascadas
pimenta do reino branca à gosto
1/2 xícara (chá) de cheiro verde picadinho
2 cebolas grandes fatiadas
azeitonass pretas (usei Azapa) sem caroço
1/2 pimentão vermelho cortado em tiras
1/2 pimentão amarelo cortado em tiras
1 pimentão verde cortado em tiras
1 xícara (chá) de tomates picadinhos, sem sementes e sem pele
10 dentes grandes de alho fatiados finamente
4 ovos cozidos ou mais (depende da preferência)

Como fiz:
Antes de começar o processo salguei um pouco os tomates e deixei escorrendo em uma peneira, para que o mesmo não soltasse água quando fosse ao forno.
Escaldei o bacalhau por dez minutos em água fervente, retirei e coloquei as batatas nessa mesma água para o pré-cozimento, colocando um pouco de sal nesse momento, cuidando para que a batata não ficasse muito mole, cozida, porém firme.
Em um frigideira aqueci 1 xícara (chá) de azeite e nela dourei as postas de bacalhau já escaldadas e polvilhadas com pimenta do reino à gosto. Reservei. Nesse mesmo azeite (coloquei um pouco mais) dourei as batatas. Reservei.
Dourei então o alho fatiado. E depois dourei as cebolas levemente. Reservei. Sempre completando o azeite,quando necessário.

Em uma forma refratária untada com azeite coloquei primeiro as batatas douradas, sobre elas salpiquei um pouco do alho dourado, como foram pré-cozidas com sal, não coloquei esse ingrediente sobre elas. Coloquei ainda uma camada da cebola dourada sobre as mesmas.
Depois disso distribuí as postas do bacalhau pelo refratário, após coloquei uma camada de pimentões, os tomates sem pele e sem sementes e finalizando com o restante das cebolas. Só então coloquei o sal dissolvido no vinho branco. O sal deve ser colocado com bastante cuidado. Distribuí folhas de louro entre as postas e reguei com bastante azeite. É importante que o azeite seja farto.
Cobri com papel alumínio e levei ao forno até que os pimentões estivessem macios. Retirei e coloquei os ovos cortados pela metade, as azeitonas e o cheiro verde picado. Os ovos eu reguei com o caldinho que se formou no refratário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário