domingo, 8 de agosto de 2010

Pão de Mandioquinha

Essa receita é muito boa, os pães ficam super fofinhos. Esses da foto foram da primeira fornada, na segunda, o pãozinho ficou ainda mais fofo.
Ingredientes:
30g de fermento biológico -2 tabletes
1/2 xícara - chá - de leite morno
1/2 xíchar - chá - de óleo de milho ou canola
2 ovos inteiros
2 colheres - sopa- de açúcar
250 g de mandioquinha cozida e passada no espremedor
1 colher -sopa- de margarina ou manteiga
1 colher -sobremesa- sal
aproximadamente 700 g de farinha de trigo

Como faço: Bato no liquidificador o fermento, o leite que deve estar morninho, mas bem fraquinho, para não "queimar" o fermento e anular sua fermentação, os ovos e o açúcar.
Em uma vasilha grande misturo o purê de mandioquinha, a manteiga e o sal que pode ser meia colher de sobremesa se preferir um pão mais neutro. Junto à essa massa a mistura que foi batida no liquidificador e vou colocando a farinha de trigo até dar o ponto, ou seja, quando solta das mãos. Aí vem o "x" da questão: sovar, sovar e sovar. No preguiça, people...
Formo então uma bola e deixo descansar - no forno e coberto por um pano de prato ou filme plástico - por uns 30 minutos, no mínino. Modelo então os pãezinhos - redondinhos - coloco na assadeira untada com um pouquinho de manteiga e deixo crescer até dobrar de volume, esse tempo vai variar conforme a temperatura ambiente. Pincelo então com gema misturada com um pouquinho de azeite e levo ao forno pré-aquecido, 180 graus, até ficarem douradinhos.

Sempre faço uns sem recheio para comer com aquela manteiguinha quando sai do forno e uns recheados, dessa vez o recheio foi de linguiça calabresa frita e escorrida da própria gordura, cebola picadinha e tomate idem - sem pele e sem sementes- levemente refogados em um pouco de azeite. Juntei esse refogado à linguiça e depois de frio somei um pouco de orégano e queijo prato cortado em cubinhos.

Um perigo para a dieta e uma alegria para o coração....

Nenhum comentário:

Postar um comentário