domingo, 1 de agosto de 2010

Rocambole de carne moída

Bolo de carne moída está entre aquelas comidas subestimadas, nos Estados Unidos é um dos pratos que representa a culinária caseira. É considerado tosco (até porque sua base é a desprezada carne moída), primário e sem sofisticação, como de resto o mundo dito gastronômico considera a comida yankee. A origem do prato eu desconheço, mas sei que é popular lá para as bandas do Tio Sam.
Eu acho um prato prático, saboroso e que muito versátil. Aceita vários tipos de recheios e variadas formas de preparação. Esse eu fiz com uma massa básica lembrando a de almôndega. Ficou úmido e saboroso. O recheio foi simples presunto e muçarela. Eu particularmente prefiro rechear com legumes diversos salteados no azeite e no sal grosso. Mas dessa vez não tinha tempo.
É bão, Sebastião!

Ingredientes:
800 g de carne moída de primeira
1 xícara (chá) de bacon moído
miolo de um pão francês (duro) ou 2 fatias de pão de forma (sem casca)
1/2 xícara (chá) de leite
1 cebola média picadinha
1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado
sal à gosto (cuidado que a carne moída absorve muito sal)
pimenta calabresa picadinha e sem as sementes (bem pouquinho)
1 colher (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (pode usar a de rosca também)
1 colher (chá) de molho inglês ou shoyu
1 ovo batido.
Como fiz:
Misturei bem todos os ingredientes. Espalhei a massa sobre um filme plástico, como se fosse para um rocambole, espalhei um pouco de azeite sobre ela,depois a muçarela e por fim o presunto. Fechei com a ajuda do próprio filme plástico, tendo o cuidado de vedar bem as brechas para que o recheio não vazasse ao ser assado (mas vazou um pouco mesmo assim). Retirei do plástico e coloquei cuidadosamente em uma refratário untado levemente com azeite, cobri com fatias de bacon e papel alumínio. Deixei assar assim por 20 minutos (o forno já estava pré aquecido), retirei o alumínio e deixei dourar.

Servi com arroz de cenoura e ervilhas e uma salada verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário