domingo, 1 de agosto de 2010

Bolinho de Bacalhau


Ora pois, pá! Hoje tem bacalhau!!!



Acredito que assim como várias receitas brasileiras são executadas de formas diferentes, dependendo da região onde é preparada ou da tradição familiar, o mesmo acontece com pratos tradicionais de outros países. Digo isso, porque já vi diversas receitas de bolinhos de bacalhau, todas rotuladas como a legítima portuguesa e fornecidas por - portugueses ou seus descendentes!

Minha receita de bacalhau é, segundo meu sogro português de origem, LEGÍTIMA...como tantas que circulam por aí e fazem as delícias de muitos. Na verdade, já provei diversos tipos de bolinho de bacalhau...uns bons, outros regulares, alguns sofríveis outros maravilhosos. A receita do meu sogro é a oficial aqui de casa e nós adoramos!

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de bacalhau de excelente qualidade, demolhado e desfiado
2 batatas médias (a Binji dá excelente resultado)
2 ovos (claras em neve)
meia cebola picadinha e dourada em 2 colheres (sopa) de azeite
salsinha bem picadinha
pimenta do reino branca moída a gosto
sal (cuidado!)

Como faço:

Afervento ligeiramente o bacalhau, retiro e aproveito a água de seu cozimento para cozinhar as batatas. Amasso as batatas ainda quentes, junto o bacalhau, a cebola dourada no azeite, a pimenta e as gemas. Incorporo bem. Corrijo o sal e acrescento a salsinha picadinha. Nesse momento você pode colocar uma colher de sopa de vinho do Porto, como não tinha coloquei de vinho branco seco. Junte as claras em neve, incorporando-as delicadamente. Verifique a consistência (eu frito um para testar, em azeite bem quente - é ouuuutraaa coisa!!! - utilizando duas colheres de sopa para moldar os bolinhos. Se não abrir está na consistência exata. Caso contrário, junte um mínimo de farinha de trigo. Delícia, delícia e delícia!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário